Graças a essa lei em vigor, que está bem explícita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que não ficarem atentos, podem perder a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
Conseguir a tão sonhada CNH já é uma batalha e tanto para muitas pessoas, estão só a possibilidade de perder por um descuido no trânsito parece um pesadelo. E para ele não se tornar realidade, é importante que você obedeça à lei. Hoje nós vamos expor 3 motivos que fazem ter seu documento retido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que sua CNH pode ser suspensa ou cassada, e em ambas você perde o direito de dirigir. O CTB tem regras bem dura para motoristas que não andam na linha, tanto que, além da suspensão, você ainda tem que pagar uma multa para lá de pesada para se livrar. As informações são do site Gringo e podem ser consultadas no próprio CTB.
1 – CNH SUSPENSA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já está com o documento suspenso? Não tente a sorte, pois, o próximo passo é ter ela cassada. A suspensão costuma ser breve, mas, ter ela casada, significa uma dor de cabeça bem maior. Logo, se já está com problemas, não procure por mais.
2 – REINCIDÊNCIA DE INFRAÇÃO GRAVE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse caso de você tiver uma reincidência de uma infração gravíssima no prazo de 12 meses, não há outro caminho para você se não a cassação do documento. Se errou uma vez, aguarde o prazo e evite piorar sua situação.
3 – CONDENAÇÃO JUDICIAL NO TRÂNSITO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
● Nova lei de trânsito anuncia mudança histórica nos semáforos e atinge em cheio idosos 60+ no Brasil
Aprontou no trânsito ao ponto de ir parar na justiça? Saiba que isso pode fazer você perder o documento. Podem ser considerados crimes de trânsito:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- praticar lesão corporal culposa na direção do veículo;
- violar a suspensão ou proibição de dirigir;
- praticar homicídio culposo na direção do veículo;
- dirigir em vias públicas sem a permissão devida;
- alterar cenários de acidentes com automóvel, visando induzir o erro do agente policial ou de trânsito;
- confiar a direção a indivíduos inabilitados;
- deixar de prestar socorro e auxílio à vítima nos casos de acidentes;
- trafegar em velocidade superior à permitida em locais onde existe movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo;
- conduzir o carro estando com a capacidade psicomotora comprometida ou alterada
A CARTEIRA TEM QUANTOS PONTOS?
Graças a uma nova lei, atualmente, a CNH tem 40 pontos. Logo, em um período de 12 meses, você pode cometer até 40 pontos sem precisar perder sua carteira por negligência no trânsito.