ATENÇÃO!

 SEM perdão: Nova Lei de trânsito em vigor garante multa pesada aos motoristas que não cumprirem a regra

23/06/2024 às 14h43

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Lei de trânsito (Foto: Reprodução - Autoescola Online)

Motoristas são pegos de surpresa com alterações nas regras de trânsito por conta de nova lei

Motoristas que descumprirem as novas regras de trânsito enfrentarão penalidades severas, conforme estabelece a lei sancionada. Com o objetivo de reforçar a segurança nas vias e reduzir o número de acidentes, a legislação impõe multas pesadas e rigorosas para infrações, adotando uma postura de tolerância zero.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Essa medida, visa coibir comportamentos imprudentes e negligentes, garantindo um trânsito mais seguro para todos.

Nova Lei de trânsito em vigor rende multa pesada à motoristas - Foto: Internet
Nova Lei de trânsito em vigor rende multa pesada à motoristas – Foto: Internet

Resolução 798 do CONTRAN, publicada em 2 de setembro de 2020, estabeleceu requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques nas vias terrestres brasileiras. Ela começou a valer no dia 1 de novembro do mesmo ano.

Segundo o Notícias Automotivas, o objetivo principal da resolução é garantir a padronização e a confiabilidade dos equipamentos utilizados na fiscalização eletrônica de velocidade, visando aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes.

Principais pontos da Resolução 798

Tipos de medidores de velocidade permitidos: A resolução define os tipos de medidores de velocidade que podem ser utilizados na fiscalização eletrônica, como radares fixos, móveis e embarcados em viaturas.

Veja também

CONTRAN é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) (Foto: Reprodução / Internet)
CONTRAN é o órgão máximo normativo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) (Foto: Reprodução / Internet)

Requisitos técnicos dos medidores: A resolução estabelece requisitos técnicos específicos para os medidores de velocidade, incluindo precisão, faixa de medição, confiabilidade e rastreabilidade.

Instalação e sinalização dos medidores: A resolução define normas para a instalação e sinalização dos medidores de velocidade, visando garantir a visibilidade e a segurança dos motoristas.

Operação dos medidores: A resolução define procedimentos para a operação dos medidores de velocidade, incluindo calibração, manutenção e verificação periódica.

Tratamento dos dados de fiscalização: A resolução define normas para o tratamento dos dados de fiscalização eletrônica de velocidade, incluindo armazenamento, segurança e compartilhamento.

Desde que entrou em vigor, a resolução 798 do CONTRAN teve um impacto significativo na fiscalização da velocidade no Brasil.

A padronização dos equipamentos e a definição de requisitos técnicos rigorosos para os medidores de velocidade aumentaram a confiabilidade da fiscalização eletrônica.

Saiba tudo sobre as leis de trânsito - Foto Internet
Saiba tudo sobre as leis de trânsito – Foto Internet

Somando a precisão dos medidores de velocidade foi aprimorada, o que contribuiu para a redução da margem de erro nas medições de velocidade.

A Resolução 798 tornou a fiscalização da velocidade mais eficiente, permitindo que as autoridades punam com mais rigor os motoristas que excedem os limites de velocidade.

Morte no transito é crime inafiançável?

Não. Segundo dados do JusBrasil, a prática de homicídio culposo na direção de veículo automotor é punida com pena de detenção, de dois a quatro anos, cumulada com a suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Contudo, o senador Fabiano Contarato (PT-ES), tem um projeto de lei ( Projeto de Lei 1229/24 ) que prevê que o homicídio no trânsito será crime inafiançável.

🚨 Eliana sofre boicote + Celso Portiolli vira pesadelo na Record + Globo descarta Gloria Pires como Odete Roitman   

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.