Alerta URGENTE: Nova lei de trânsito entra em vigor e motoristas precisam ficar atentos a essa regra
04/04/2024 às 19h15
Nova lei de trânsito: Motoristas podem pagar fortuna caso sejam flagrados
As leis servem para estabelecer as condutas e comportamento em sociedade, estabelecendo os limites que os cidadãos devem ter, para conviver entre si, e manter a ordem e a harmonia. Falaremos sobre uma nova lei de trânsito que entrou em vigor e pode fazer os motoristas pagar uma verdadeira fortuna.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, uma lei de trânsito define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a Engenharia de Tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para diversos usuários deste sistema.
É de extrema importância que todos os cidadãos brasileiros que são motoristas, fiquem sabendo de todos os detalhes sobre a nova lei de trânsito que acaba de entrar em vigor, e os motoristas podem ter que pagar uma verdadeira fortuna, caso eles sejam flagrados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a nova lei em questão aumenta pena por adulteração de placas de veículos. Estamos falando da Lei nº 14.562 que criminaliza a conduta de quem modificar os identificadores de veículos não automotores, como reboques, semirreboques e elétricos.
Entre as mudanças, existe a prisão de 4 a 8 anos, também com multa, se a prática estiver relacionada a atividades comerciais ou industriais irregulares. Segundo informações do Governo Federal: “Com essa lacuna, a Justiça Brasileira trancava ações penais relacionadas a essas e outras adulterações”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do condutor do veículo, a lei também será aplicada ao funcionário público que contribuir para o licenciamento ou registro do veículo remarcado, ou adulterado. Dessa forma, caso algum motorista seja flagrado dirigindo sem placa, está sujeito a pagar uma multa de R$ 239,47 e sete pontos na carteira.
Como consultar multas federais pela placa do carro?
- Para saber se há alguma infração registrada, acesse o site da Polícia Rodoviária Federal.
- Ao final da página, clique em “Consulte aqui”.
- Digite a placa do veículo e o Renavam e clique em “Consultar”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava folga de 180 dias sem desconto em 2025
● Isenção na CNH, adeus ao IPVA e +1: 3 novas leis armadas chegam como vitória aos idosos 60+
● Suspensão imediata da CNH e multa de quase R$ 3 mil: Lei de trânsito em vigor chega com 5 alertas em 2024
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]