É oficial!
Fim de uma era: Nova lei de trânsito está em vigor pra arrancar + de 7 milhões de carros e pode ser o seu
19/03/2024 às 12h05
Nova lei de trânsito está em vigor pra arrancar + de 7 milhões de carros
Para o choque de milhões de cidadãos brasileiros, uma nova lei de trânsito entra em vigor para arrancar mais de 7 milhões de carros, deixando inúmeros motoristas em pânico e curiosos com os critérios dessa nova regra do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a medida provisória que já está em vigor, estabelece um mecanismo de desconto nos preços, patrocinado pelo governo, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por pessoas físicas e jurídicas, como incentivo à renovação da frota.
Para quem não sabe, a frota de veículos é o conjunto de todos os meios de transporte usados para fins de trabalho, como: carros de passeio, caminhões, vans, ônibus, motos, entre outros. Esses veículos são geralmente usados para a realização de entregas de mercadorias, prestação de serviços e transporte de passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal Quatro Rodas, o atual presidente Lula, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende diminuir a idade média da feira circulante no Brasil, que era de 10 anos e 3 meses em 2021, com o programa de renovação que tire de circulação os veículos mais velhos e poluentes.
“Eu vim tratar com o vice-presidente [Geraldo Alckmin] da possibilidade de estabelecer um programa que usa os fundos das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota, de carros muitos velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”, afirmou Haddad ao G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a medida indeniza os donos dos veículos antigos com um fundo alimentado com recursos pagos por petroleiras. O sistema que passou a ser implantado recentemente no Brasil, já funciona em outros países, como a Alemanha.
Vale ressaltar que a nova lei tem um dispositivo um tanto polêmico que permite a empresas de exploração e produção de petróleo e gás retirar dinheiro de pesquisa e inovação para aplicar na renovação da frota de caminhões e ônibus determinada pela MP.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Imperdoável: Lei de trânsito das setas em vigor traz multa pesada a motoristas já em 2024
● Tchau, 8h de trabalho: Nova lei trabalhista anunciada chega com vitória para salvar os CLTs com 40h por semana
● Agora é lei: Lula acaba de assinar novo decreto com proibição que abala donos de cães e gatos em 2025
Segundo a Folha de S.Paulo, os benefícios existentes hoje se aplicam a caminhões, implementos rodoviários, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões. A medida foi planejada especialmente para autônomos, com frota mais antiga, em busca de tirar mais de 7,3 milhões de carros com mais de 16 anos nas ruas.
Qual é a frota de veículos no Brasil?
De acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a frota de veículos em circulação no Brasil atingiu, em dezembro de 2023, 119.227.657 unidades. O número foi registrado com base no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago no ano passado.
Segundo o instituto, as maiores quantidades de veículos se encontram nos Estados de São Paulo (33.264.096), Minas Gerais (13.481.706), Paraná (8.838.800), Rio Grande do Sul (8.075.318), Rio de Janeiro (7.705.012) e Santa Catarina (6.189.405), por ordem de colocação. Já a menor está no Estado do Amapá, com apenas 242.574. Considerando uma população de 203.062.512, segundo o último Censo do IBGE, há um carro para cada 1,7 habitantes.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.