É oficial!

Fim de uma era: Nova lei de trânsito está em vigor pra arrancar + de 7 milhões de carros e pode ser o seu

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei de trânsito está em vigor (Reprodução/Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei de trânsito está em vigor pra arrancar + de 7 milhões de carros

Para o choque de milhões de cidadãos brasileiros, uma nova lei de trânsito entra em vigor para arrancar mais de 7 milhões de carros, deixando inúmeros motoristas em pânico e curiosos com os critérios dessa nova regra do governo.

Portanto, a medida provisória que já está em vigor, estabelece um mecanismo de desconto nos preços, patrocinado pelo governo, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por pessoas físicas e jurídicas, como incentivo à renovação da frota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a frota de veículos é o conjunto de todos os meios de transporte usados para fins de trabalho, como: carros de passeio, caminhões, vans, ônibus, motos, entre outros. Esses veículos são geralmente usados para a realização de entregas de mercadorias, prestação de serviços e transporte de passageiros.

Segundo informações do portal Quatro Rodas, o atual presidente Lula, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende diminuir a idade média da feira circulante no Brasil, que era de 10 anos e 3 meses em 2021, com o programa de renovação que tire de circulação os veículos mais velhos e poluentes.

“Eu vim tratar com o vice-presidente [Geraldo Alckmin] da possibilidade de estabelecer um programa que usa os fundos das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota, de carros muitos velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”, afirmou Haddad ao G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, a medida indeniza os donos dos veículos antigos com um fundo alimentado com recursos pagos por petroleiras. O sistema que passou a ser implantado recentemente no Brasil, já funciona em outros países, como a Alemanha.

Vale ressaltar que a nova lei tem um dispositivo um tanto polêmico que permite a empresas de exploração e produção de petróleo e gás retirar dinheiro de pesquisa e inovação para aplicar na renovação da frota de caminhões e ônibus determinada pela MP.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Folha de S.Paulo, os benefícios existentes hoje se aplicam a caminhões, implementos rodoviários, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões. A medida foi planejada especialmente para autônomos, com frota mais antiga, em busca de tirar mais de 7,3 milhões de carros com mais de 16 anos nas ruas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a frota de veículos no Brasil?

De acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a frota de veículos em circulação no Brasil atingiu, em dezembro de 2023, 119.227.657 unidades. O número foi registrado com base no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago no ano passado.

Segundo o instituto, as maiores quantidades de veículos se encontram nos Estados de São Paulo (33.264.096), Minas Gerais (13.481.706), Paraná (8.838.800), Rio Grande do Sul (8.075.318), Rio de Janeiro (7.705.012) e Santa Catarina (6.189.405), por ordem de colocação. Já a menor está no Estado do Amapá, com apenas 242.574. Considerando uma população de 203.062.512, segundo o último Censo do IBGE, há um carro para cada 1,7 habitantes.

Programa de renovação da frota (Reprodução/Internet)

Gráfico das frotas de veículo no Brasil (Reprodução/Internet)

Trânsito de veículos (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile