Milhares de brasileiros são contemplados com uma nova lei de trânsito para dar adeus ao pagamento e aliviar o bolso. Saiba como conseguir a sua!
O documento mais importante para os motoristas, sem sombra de dúvidas, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em regra, a credencial é obrigatória, com o objetivo principal de regularizar a locomoção de motoristas em seus respectivos meios de transporte.
Contudo, obter o devido documento não se torna uma aquisição tão barata assim, o que impede de inúmero brasileiro não conseguirem a realização da retirada da CNH. Dessa forma, uma nova lei de trânsito em vigor garante fim do pagamento da credencial a milhares de CPF’s.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que, de acordo com informações do portal BMeCNEWS, o Governo Federal criou um projeto chamada de CNH Social, que visa auxiliar os cidadão brasileiros a adentrarem no grupo dos habilitados. O objetivo principal é contemplar aqueles que possuem baixa renda para obter sua carteira e motorista de forma gratuita.
Um dos deveres do Governo, é ajudar primordialmente do incentivo ao mercado de trabalho, em especial para aqueles que exigem a Carteira Nacional de Habilitação.
Mas para conseguir obter a documentação de forma gratuita, é necessário seguir alguns passos. Veja logo a seguir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o site do Detran de seu estado;
- Procure pela opção CNH Social ou termos similares, como CNH Popular;
- Verifique a abertura de inscrições e preencha todos os dados requeridos no formulário.
Todavia, é importante destacar que em cada estado brasileiro, possuem regras diferentes. Portanto, para melhores informações, acesse o site do Detran da sua região. Observe a seguir quais estados são contemplados com o projeto do Governo no ano de 2024.
- Detran AC (Acre) – Programa CNH Social
- Detran AL (Alagoas) – Primeira Habilitação/CNH Baixa Renda
- Detran AP (Amapá) – Programa Amapá Jovem
- Detran AM (Amazonas) – CNH Social Manaus
- Detran CE (Ceará) – Carteira de Motorista Popular
- Detran DF (Distrito Federal) – Habilitação Social
- Detran ES (Espírito Santo) – CNH Social
- Detran GO (Goiás) – CNH Social
- Detran MA (Maranhão) – CNH Jovem
- Detran MT (Mato Grosso) – Ser Família CNH Social
- Detran MS (Mato Grosso do Sul) – CNH MS Social
- Detran PA (Pará) – CNH Pai D’égua
- Detran PB (Paraíba) – Habilitação Social
- Detran PE (Pernambuco) – CNH Rural
- Detran RN (Rio Grande do Norte) – CNH Popular
- SEST RO (Rondônia) – SEST SENAT (o programa não é ofertado pelo Detran, mas pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SEST SENAT)
- Detran SE (Sergipe) – CNH Social
- Detran RR (Roraima) – CNH Cidadã
A idade mínima para participar é 18 anos, além disso, os candidatos devem ter renda familiar de até um salário mínimo ou estar cadastrados em programas sociais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para saber se foi aprovado com todos os critérios exigidos, o candidato deverá acessar o site do Detran do seu estado e consultar a lista de aprovados usando seu CPF. Ao saber que foi aceito no programa, o indivíduo deverá realizar sua matrícula online no prazo estipulado e seguir para a autoescola indicada para iniciar o processo de habilitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como tirar carteira de motorista?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas. Além de ser aprovado nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.