Idosos são impactados com nova lei da CNH
Sabemos que é praticamente impossível viver em uma sociedade sem as leis. O Brasil, por exemplo, possui ordenamentos que vão desde os casos mais graves até mesmo as infrações de trânsito. Aliás, uma das exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, por exemplo, falaremos de uma nova lei que vai impactar diretamente a vida dos idosos acima dos 50 anos. Para quem não sabe, a renovação da CNH é obrigatória independente da idade. O motorista consegue consultar qual a validade do seu documento na própria habilitação.
Para quem tira a primeira via, há um período de teste que fica conhecido como “CNH provisória”, onde a sua validade é a mais curta, de 1 ano. Entretanto, desde a gestão de Bolsonaro, os prazos de validade do documento foram modificados. As informações, vale dizer, são do portal FDR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os motoristas que tinham menos de 65 anos de idade e precisavam atualizar seu documento a cada cinco anos, tiveram o prazo ampliado e agora é de 10 anos. No entanto, quem tem acima de 50 anos, ou completou essa idade recentemente, foi surpreendido. O prazo agora é muito menor.
Confira a tabela:
Idade do motorista | Renovação |
Até 49 anos | 10 anos |
Entre 50 e 60 anos | 5 anos |
Mais de 70 anos | 3 anos |
Independentemente do tempo que o documento do condutor estiver vencido, ele não está em condições de ser utilizado pelo motorista, ou seja, é prevista a multa. O registro deixa de valer a partir do primeiro dia de vencimento e as penalidades continuam as mesmas, por isso, fique atento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A renovação da CNH precisa ser feita presencialmente por conta da necessidade de passar por exames médicos. Há não ser que o seu estado permita que o agendamento dos exames, e o pedido de renovação aconteçam online, sem necessidade de comparecer até um ponto de atendimento.
Quanto custa para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em 2024?
Segundo informações do portal BMC News, o valor total para a obtenção da CNH B em 2024 pode variar entre R$1800,00 e R$2600,00, dependendo da cidade. Sendo assim, é preciso pesquisar em várias autoescolas para encontrar um preço que caiba melhor no seu bolso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE