Nova lei de trânsito define o fim da Carteira Nacional de Habilitação para alguns veículos populares
O documento mais importante para quem deseja dirigir é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em regra, a credencial é obrigatória, no entanto, uma ótima notícia caiu para os donos de veículos este ano. Isso porque, uma lei em vigor libera alguns meios de transportes do uso da documentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal “BM&C News”, uma nova lei de trânsito ao qual foi recentemente aprovada decretou o fim da da exigência da CNH para condutos de alguns veículos em questão. A Resolução nº 996/2023 trouxe mudanças nas normas, aprimorando a diferenciação entre diversas categorias.
Vale destacar que, a ideia é garantir a regulamentação dos transportes e uma maior segurança dos seus respectivos condutores. Portanto, veja logo a seguir quais veículos populares que foram liberados do uso do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ciclomotores: veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não ultrapassa 50 cm³ de capacidade e com velocidade limitada a 50 km/h. Esses veículos existem o uso da CNH.
Bicicletas: Veículos movidos exclusivamente pela força humana, com duas rodas e semelhança com motocicletas, motonetas ou ciclomotores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos: incluem patinetes, skates e monociclos com motor próprio para propulsão. Opções ágeis e ecológicas para deslocamento urbano.
IMPORTANTE:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito crava multa pesada e 12 meses de suspensão por atitude mais simples
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
Com a classificação, usuários de ciclomotores e equipamentos, além de ciclistas, possuem regras objetivas. Em contrapartida, mesmo com as mudanças estabelecidas, o uso da Carteira Nacional de Habilitação ainda se torna obrigatória para motocicletas elétricas, ciclomotores e motonetas. Pois, para pilotar esses veículos, é preciso possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o valor de uma bicicleta elétrica?
Segundo informações do portal ‘Estadão’, o preço de uma bicicleta elétrica pode chegar a R$ 10.890. A velocidade máxima da bicicleta elétrica Vela X agora chega a 32 km/h, atendendo às novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dessa forma, apesar do preço ser considerado elevado, é inferior ao de outras bikes elétricas importadas que têm menos tecnologia e são menos adaptadas às cidades brasileiras.