Confira tudo sobre a nova lei de trânsito que está em vigor e chega com tudo com multa pesada para todos os motoristas que sejam flagrados em descumprimento da regra
A legislação brasileira prevê uma série de regulações e normal que envolvem o trânsito. Por exemplo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde são definidas diversas regras, bem como atribuições de órgãos, infrações e mais. Dessa vez, falaremos sobre uma nova lei que pode ser um pesadelo para motoristas que forem pegos sem seguir a regra.
A Lei nº 14.562, em vigor desde abril de 2023, popularmente conhecida como a Lei das Placas, criminaliza a conduta daquele motorista que modificar os identificadores de veículos não automotores, como reboques, semirreboques e elétricos. Inclusive, a legislação chega também para aumentar a pena por adulteração de placas de veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para quem ainda não sabe, a nova lei prevê prisão de 4 a 8 anos, também com multa pesada, se a prática estiver relacionada a atividades comerciais ou industriais irregulares. De acordo com informações do Governo Federal: “Com essa lacuna, a Justiça Brasileira trancava ações penais relacionadas a essas e outras adulterações”, declarou.
No entanto, é importante destacar que, essas penalidades se aplicam somente a alteração dos sinais identificadores citados. Muitas pessoas entenderam que andar sem a placa de identificação se encaixasse nessa norma, mas não se encaixa, embora seja considerado uma infração gravíssima circular sem a placa.
Apesar do motorista dirigir sem a placa do carro, seja a dianteira ou traseira, em razão de furto, roubo ou perda, o ato não será enquadrado como um crime. Entretanto, será penalizado por cometer uma infração de trânsito, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Despachante Dok’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Andar com o veículo sem placas não é um crime tipificado no nosso Código Penal. Segundo o portal ‘Jornal do Carro’, quem violar a regra fica sujeito a multa de R$ 293,47. Bem como sete pontos na carteira de motorista e remoção do veículo para regularização. Portanto, é o que prevê o artigo 230 do CTB.
Sendo assim, pode-se afirmar que, perder a placa do veículo não é apenas uma dor de cabeça, mas também pode resultar em multa e pontos na carteira de habilitação. Por isso, ao enfrentar essa situação, é importante agir rapidamente, registrando um Boletim de Ocorrência (B.O) e solicitando a segunda via da placa por meio do Detran.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Nova lei e Detran ciente: Exame médico obrigatório é confirmado à lista de motoristas 50+ em 2025
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
Quais são as principais leis de trânsito do Brasil?
Confira, a seguir, algumas das principais leis de trânsito do Brasil:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Cinto de segurança obrigatório para todos os passageiros.
- Dirigir embriagado é crime.
- Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito.
- Crianças devem ser transportadas com equipamento de segurança especial.
- Respeite os limites de velocidade.