Brasileiros poderão enfrentar um perrengue para mudar, mais uma vez, as placas dos carros, devido a nova lei de trânsito
Motoristas poderão ter mais uma dor de cabeça envolvendo as placas de seus carros. Uma nova lei de trânsito deve fazer com que brasileiros coloquem mais informações nas identificações de seus veículos.
De acordo com o Auto Esporte, tramita na Congresso uma proposta que defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Projeto de Lei 3.214/2023 é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) e está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se houver aprovação, a matéria seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O autor do texto diz que informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito e de segurança pública.
MOTIVO DA MUDANÇA
Desde que houve uma padronização nas placas do Mercosul, muitos motoristas tiveram que fazer a alteração. A sequência não envolve mais três letras e quatro números como no passado.
“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirma Amin.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É A PLACA DO MERCOSUL?
A placa do Mercosul entrou em vigor em 2018. O padrão existe em países como Uruguai, Paraguai (membros do Mercosul), Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname (associados ao Mercosul).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a Guiana Francesa é uma região da França, ou seja, não é um país. Sua exclusão do Mercosul se dá por esse fator.