A falta de cumprimento de uma nova Lei de trânsito pode resultar na aplicação de multas severas aos condutores
Para quem não tem muita noção sobre o trânsito, no nosso país, existe uma série de leis e regulações que o envolvem. Por exemplo, temos o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde são definidas diversas regras, bem como atribuições de órgãos e infrações. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma nova lei que prevê multa severa ao condutor que não a cumprir.
A Lei de trânsito n° 14.562/23, conhecida como Lei das Placas, em vigor desde 17 de abril de 2023, chegou para aterrorizar os motoristas. Isso porque, assim como o descumprimento de muitas normas do CTB, quem descumprir será sujeito a pagar uma multa bastante severa. O texto diz que conduzir veículo sem placa passou a ser adulteração de sinal identificador do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a norma legislativa, essa é uma medida que teria se tornando um crime previsto no artigo 311 do código Penal, onde gera punição de reclusão. Porém, o artigo fala sobre a adulteração, remarcação, ato de suprimir o número do chassi, motor ou placa de identificação. Ou seja, não implica com a FALTA ou AUSÊNCIA das placas.
Dessa forma, apesar do motorista dirigir sem a placa do carro, seja a dianteira ou traseira, o ato não será enquadrado como um crime. Entretanto, será penalizado por cometer uma infração de trânsito gravíssima. Assim, caso seja flagrado em uma fiscalização, o condutor estará sujeito a receber uma multa pesada de R$ 239,47, conforme a Lei.
Vale destacar que, além da multa, o motorista irá receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem contar que ainda poderá ter o veículo removido. Causando então uma enorme dor de cabeça ao condutor. Lembrando que tudo isso é o que está previsto no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é a infração mais grave no trânsito?
As infrações gravíssimas são aquelas com alto risco para o infrator e também para outros condutores, passageiros, pedestres ou ciclistas. O valor das multas começa em R$ 293,47 e causam também sete pontos na CNH. Além disso, é importante saber que algumas infrações gravíssimas podem ter como penalidade a suspensão automática da CNH.
Confira algumas das infrações gravíssimas previstas no CTB
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Contran aprova 3 viradas em lei de trânsito dos pedágios e atinge em cheio motoristas em 2025
● Nova lei dos shoppings anunciada chega para trazer proibição em populares no Brasil e atinge idosos 60+
● Adeus, almoço de 1h: Lei trabalhista em vigor em 2025 reduz intervalo de CLTs com 1 única atitude de patrões
- Dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou Autorização para Conduzir Ciclomotor ou com esses documentos cassados ou suspensos (art. 162, I e art. 162, II);
- Dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como óculos ou aparelho de audição, por exemplo (art. 162, VI);
- Dirigir ameaçando outros veículos, pedestres ou ciclistas (Art. 170);
- Disputar rachas (art. 173);
- Dirigir sob influência de álcool (art. 165).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE