AGORA

FIM da CNH: Nova lei de trânsito traz multa arrasadora e ADEUS à habilitação por 12 meses

CNH

Entenda possível mudança sobre as normas de trânsito (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeto de Lei prevê suspensão da habilitação, caso condutores descumpram nova regra que pode entrar em vigor

Uma nova ordem de trânsito está a caminho de ser aprovada no Congresso Nacional. Desta vez, porém, a pena será ainda maior sobre a CNH daqueles que a descumprirem, correndo de risco de tirá-los da rua por 1 ano.

O número de carros em circulação aumentou e, consequentemente, as regras estão mais rígidas. Agora, em 2024, sugiram algumas modificações no Código de Trânsito Brasileiro e um outro Projeto de Lei ainda mais atual vem sendo discutido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o FDR, a proposta é punir com a suspensão da CNH quem fizer manobras perigosas. O autor do documento, de número 1405/24, é o deputado Clodoaldo Magalhães, do Partido Verde, de Pernambuco, apontando a prática como uma infração gravíssima.

Em justificativa, o político trouxe dados que chamam atenção. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, até o último mês de julho, o Brasil havia registrado cerca de 2 milhões de infrações relacionadas a ultrapassagens que causaram risco ou acidente.

Além da retirada da CNH durante os 12 meses, ainda há previsão para uma multa de R$ 2.934,70, que é dez vezes maior do que o atual valor de base. Além disso, caso o motorista volte a conduzir algum veículo dentro do período de punição, a suspensão será dobrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Detran revelou que, nos últimos 4 anos, somente na capital paulista, a frota de veículos na capital aumentou de 6,1 para 6,5 milhões. Por isso, as discussões sobre as mudanças no trânsito têm ganhado destaque no senado.

Em 2024, volume de carros nas ruas aumentou e CNH deve sofrer novas mudanças (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que aconteceu?

O número de carros nas ruas está cada vez maior, aponta um levantamento do Detran (Foto: Divulgação)

Conclusão

Vale ressaltar que, no Brasil, o Detran é responsável por promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile