Adeus validade da CNH: Nova lei é anunciada pra aniquilar a renovação do documento com 2 mudanças

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Novas leis de trânsito afetam a CNH e é preciso manter o alerta (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Pinterest)

Motoristas precisam se atentar às novas mudanças envolvendo a CNH que atingem em cheio a renovação do documento e ainda podem trazer multa pesada ao bolso

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento crucial para quem deseja dirigir ou para quem já dirige. Afinal de contas, é ela que atesta a aptidão para conduzir veículos. Sem ela, nenhum cidadão tem autorização de dirigir pelas vias públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, de acordo com o portal Motor 1, avança na Câmara dos Deputados uma proposta que visa dar adeus aos prazos de validade e ainda trazem mais uma mudança, cuja qual exige a atenção dos motoristas.

Isso porque a mesma amplia o prazo de validade da CNH após o vencimento. Atualmente, o documento tem vigor durante 30 dias depois de expirado o prazo pré-determinado, mas a ideia em curso é ampliar esse limite para 60 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em tramitação

Ainda de acordo com o portal, o projeto tramita em caráter conclusivo e foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara ainda em meados de maio de 2023. A mesma segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), como podem ver por aqui*

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Bruno Ganem (PODE-SP) ao Projeto de Lei  2496/22, do deputado José Nelto (PP-GO). Ganem manteve o propósito do projeto original, com ajustes na ordem de colocação dos novos dispositivos no Código de Trânsito.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relator afirmou que o prazo de validade da CNH atual é muito exíguo: “Ao estender o prazo para 60 dias estaremos dando uma folga para que os condutores possam organizar melhor o seu tempo para realizar os novos exames de aptidão física e mental” – Argumentou ele

Outra mudança

A segunda mudança é que com um prazo indeterminado de validade para o uso da CNH como documento oficial de identidade, em meio a esse prazo de 60 dias, conforme segue jurisprudência no STJ, o motorista não poderá ser multado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somente quando expira o prazo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) enquadra a infração de não renovação da CNH como gravíssima, com multa pesada em R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

Quando foi instituída a lei da criação da CNH?

Segundo informações da Wiki, a CNH foi instituída no Brasil no ano de 1966, por meio da Lei nº 5.108, do dia 21 de setembro. Vale dizer que a CNH foi criada como forma de comprovar a formação dos cidadãos brasileiros em trânsito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 1998, a CNH também passou a ser válida como documento de identidade, podendo substituir o RG e o CPF. A CNH digital também está disponível na versão digital desde 2018

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile