Governo Estadual crava nova lei histórica que institui o pagamento de um 14° salário em 2024. O pagamento chegou a uma lista de trabalhadores e o dinheiro já está nas contas de milhares
Um dos assuntos mais comentados entre os brasileiros nos últimos anos vem sendo sobre a libração de um 14° salário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, quem tem se beneficiado do tópico são os trabalhadores, quem vêm recebendo alguns abonos análogos ao benefício e garantindo um extra neste ano.
Vale dizer que, enquanto o abono não cai nas graças dos aposentados do INSS, algumas listas de trabalhadores vêm sendo presenteadas com um pagamento extra chegando em suas contas. Dessa vez, você saberá tudo sobre a liberação de um tipo de 14° salário a um grupo, após aprovação de um Governo Estadual, neste ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Jornal de Alagoas’, no dia 27 de fevereiro deste ano, foi publicada a autorização de liberação do pagamento de um 14° salário aos servidores da educação de Alagoas. As informações dão conta de que o pagamento chegou após o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) sancionar a lei permitindo a bonificação a milhares de trabalhadores.
De acordo com o texto, servidores efetivos, comissionados e contratados em efetivo exercício serão contemplados com a bonificação, recebendo o equivalente a 50% do valor pago do 13º salário, em 2023. O que chegou em ótima hora aos trabalhadores que puderam contar com um dinheiro extra.
A bonificação foi paga em folha complementar ainda no mês de fevereiro, beneficiando mais de 20 mil servidores. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Sílvio Camelo, agradeceu aos deputados pela aprovação rápida do projeto. “Demos toda a celeridade necessária, e o projeto foi aprovado rapidamente no plenário. Quero agradecer a todos os deputados pelo esforço conjunto,” disse o legislador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o governador também destacou a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da educação. “Nossos educadores foram fundamentais para garantir a continuidade do ensino durante a pandemia, mesmo em meio a tantas dificuldades. Essa bonificação é um gesto de gratidão pelo empenho e dedicação de cada um”, disse Paulo Dantas.
Como é feito o cálculo do piso salarial no Brasil?
Segundo o portal ‘Revista dos Benefícios’, a nova regra que estabelece o valor do salário mínimo, gira em torno da correção da inflação do ano anterior, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somada à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, essa mudança foi uma das principais promessas de campanha do presidente Lula e visa melhorar o poder de compra das famílias, algo que havia sido abandonado durante governos anteriores. Isso porque, de 2011 a 2019, o salário mínimo era corrigido apenas com base no INPC do ano anterior e na variação do PIB de dois anos atrás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE