Projeto de lei para 14º salário do INSS recebe atualização e você precisa saber de todos os detalhes
Uma nova lei está sendo discutida para conceder um 14 º salário INSS aos aposentados e pensionistas. Esta proposta visa ajudar as pessoas a lidar com despesas inesperadas e realizar planos. Veja se você vai receber o pagamento do abono extra ainda em 2023 e como tudo isso vai funciona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A antecipação do 13º salário começou assim que a pandemia de Covid 19 começou a se alastrar em todo o mundo, trazendo muitas consequências negativas para os brasileiros, inclusive para os aposentados.
Naquela época o índice de desemprego aumentou, inúmeras pessoas ficaram sem renda e muitas vezes o único rendimento da família era o benefício de algum parente que é segurado do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o objetivo de ajudar essas pessoas, o Governo disponibilizou o adiantamento do 13º salário. Entretanto, no final do ano essas pessoas ficaram sem nenhum valor extra, na qual surgiu a ideia de liberar um 14 º salário.
Em 2020, durante o início da pandemia de COVID-19, foi proposto o 14º salário INSS por meio do Projeto de Lei nº 4.367/2020, visando a concessão de um abono extra para os anos de 2020 e 2021, em benefício dos aposentados e pensionistas. Por fim, este projeto de lei foi apresentado pelo Pompeo de Mattos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O 14º salário do INSS sai ainda em 2023?
Anteriormente, em junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou o texto da pauta de votações, encaminhando-o para uma nova análise em uma Comissão Especial da Câmara. Portanto, em 2023, ainda aguardamos aprovação.
Contudo, o décimo quarto salário caso aprovado terá um papel fundamental na redução do impacto negativo na situação financeira das famílias. Além disso, o auxílio também terá um impacto positivo na economia, contribuindo para mitigar as consequências financeiras que a pandemia impôs ao país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE