ALERTA!
Adeus: Nova lei do Banco Central ao CPF decreta expulsão no PIX de 3 grupos em 2025
28/03/2025 às 9h40

Tudo o que você precisa saber sobre o alerta do banco Central com expulsão no PIX de 3 grupos em 2025
O Banco Central do Brasil, é a principal autarquia monetária do país, que tem como principal objetivo garantir, para a população, a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, além disso, fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, no ano de 2020, o Banco Central acabou criando o Pix, que se trata de um meio de pagamento instantâneo. Assim, o Pix permite transferências e pagamentos de contas e compras a qualquer hora ou dia, inclusive feriados.
Diante disso, é muito importante que todos fiquem cientes sobre a nova lei do Banco Central. Em suma, a lei acaba decretando a expulsão no PIX de 3 grupos em 2025. Assim, vocês irão entender todos os detalhes nesta quinta-feira, dia 28.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO
De acordo com informações do portal GOV.BR, o Banco Central vem aprimorando a segurança do Pix. Agora, então, a autarquia conta com uma medida que impede criminosos de usarem CPFs suspensos, cancelados e nulos. Além de CNPJs suspensos, inaptos, baixados e nulos em golpes envolvendo o Pix.
Por meio de um comunicado, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse que: “O Banco Central (BC) publicou alterações no Regulamento do Pix para exigir que as instituições financeiras e instituições de pagamento participantes garantam que os nomes das pessoas e das empresas vinculadas às chaves Pix estejam em conformidade com os nomes registrados nas bases de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da Receita Federal”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tralli paralisa JH com decreto do Banco Central e crava nova lei que proíbe uso do PIX à lista de CPFs em 2025
● R$2B: Banco Central baixa veredito sobre venda histórica de banco gigante a rival nº1 no Brasil em 2025
● Bradesco, Caixa e+: Banco Central decreta 5 dias PROIBIDOS de ir em agências dos bancos em 2025

ENTENDA
De acordo com o comunicado feito pelo órgão, visando sempre garantir a segurança de todos, aqueles que contam com pix, deverão excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal.
Sendo assim, a medida atinge CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” e CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” não poderão ter chaves Pix registradas na base de dados do BC.

Assim, é muito importante deixar claro que trata-se de uma medida protetiva, para proteger os brasileiros de golpes envolvendo o PIX.
Segundo o comunicado do BC: “Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal”, diz.
QUANTAS CHAVES PIX UMA PESSOA PODE TER?
Pessoas cadastradas até 5 chaves Pix por conta física, e pessoas jurídicas até 20, de acordo com o Banco Central . É possível cadastrar chaves Pix usando: CPF, Telefone, E-mail, Chave solicitada.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O BANCO CENTRAL.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: