Alerta máximo! O Banco Central traz nova legislação que traz fim do PIX, uma das ferramentas mais utilizadas pela população brasileira
O Banco Central, também conhecido como BC, é uma das autarquias mais poderosas do país. Ele é responsável por aprovar e reprovar qualquer decisão voltas as instituições financeiras do país.
E por falar nisso, uma das ferramentas mais utilizadas pela população e que veio a ser autorizada pelo BC, trata-se do Pix. Todavia, apesar de facilitar a vida de milhares de brasileiros, o seu fim para lista de CPFs é confirmado pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim do PIX
De acordo com apurações do time do TV FOCO, a partir de dados divulgados pelo Jornal Bom Dia SC, Douglas Márcio trouxe a informação sobre o fim do Pix.
Ocorre que, uma norma publicada no dia 06 de março, traz uma modificação do Banco Central no regulamento da ferramenta de transferência para excluir chaves de pessoas e de empresas o qual a situação não esteja regular com a Receita Federal.
Dessa maneira, segundo a autarquia, a medida visa melhorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix, utilizando nomes diferentes daqueles armazenados na Receita Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de 13º e 1/3 das férias: Lei trabalhista crava FIM de 2 benefícios à lista de CLTs que fizerem isso
● Abandonadas: Metrô do Rio de Janeiro coloca fim em 3 estações e situação afeta milhões de cariocas
● Tarcísio de Freitas ciente: Motoristas acabam de ganhar isenção colossal nos pedágios em São Paulo
Portanto, a nova regra determina que o CPF em situação de ‘suspenso’, ‘cancelado’, ‘nulo’ ou ‘titular falecido’ não terá chave Pix registrada no Banco Central.
Além disso, as empresas cujo o CNPJ apresentem estar ‘suspenso’, ‘inapta’, ‘baixada’ e ‘nula’, também não poderão possuir chaves cadastradas na base de dados da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal. Para garantir que os participantes do Pix cumpram as novas regras, o BC irá monitorar periodicamente a conduta dos participantes, podendo aplicar penalidades para aquelas instituições que apresentem falhas nesse processo”, disse o Banco Central.
“Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias e que queiram alterar alguma informação vinculada a essa chave não poderão mais fazê-lo. A partir de agora, deve-se excluir a chave aleatória e criar uma nova chave aleatória, com as novas informações”, acrescentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, pessoas de todas as regiões do país, incluindo Santa Catarina, terão que lidar com as novas regras estabelecidas pela autoridade monetária. A medida promete ser segura e eficiente quando a segurança ao usuário.
Considerações finais
- Em resumo, o Banco Central realizou uma modificação no regulamento do PIX;
- Agora, os usuários com CPF ou empresas com CNPJ terão chaves excluídas caso apresentem situação irregular com a Receita Federal;
- A medida visa assegurar os brasileiros, principalmente em relação a golpes.
Por fim, confira mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI
Qual a principal função do Banco Central?
Em suma, a principal função do BC é gerenciar o meio circulante, que nada mais é que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Além disso, ainda é uma função do órgão garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.