Jornalista falou sobre cortes no pagamento e ressaltou importância de manter os dados atualizados no CadÚnico
César Tralli tem trazido informações importantes sobre o Bolsa Família no Jornal Hoje. Em fevereiro, o apresentador havia anunciado sobre uma lista de beneficiários que foram cortados do programa, mas a regra segue em vigor.
“Mais de 1,7 milhão de famílias formadas por apenas uma pessoa foram excluídas no ano passado. Este ano, o Governo Federal vai revisar os dados de outras 7 milhões de famílias que recebem o benefício”, disse o jornalista da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, não há restrição para famílias unipessoais. Porém, pelas regras, elas não podem mais dividir a casa com outros familiares – o que vem sendo descumprido.
Em nota, o Governo Federal anunciou que também vai buscar atualizar as informações sobre o rendimento das pessoas que solicitam o Bolsa Família. No Jornal Hoje, César Tralli explicou a importância de manter os dados reais no CadÚnico para não perder o dinheiro.
“Além de apresentar os documentos obrigatórios, comuns a todos os tipos de composição familiar, elas têm que assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único”, explicou a pasta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Simone Tebet, a atual ministra do Planejamento e Orçamento, os cortes são necessários, uma vez que muita gente tem recebido o pagamento sem estar dentro das regras do programa. Ela afirma que isso vai gerar uma economia de R$ 7 bilhões nas despesas anuais.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Criado em 2003, o projeto é o maior canal de distribuição de renda no país. A principal regra é de que a renda por cada pessoa da residência seja de, no máximo, R$ 235 por mês. Para fazer a solicitação, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE