Grande alerta sobre o programa do Governo Federal
O Bolsa Família, sem sombra de dúvidas, é um dos programas sociais do Governo Federal que mais ajudam pessoas. Ele foi criado justamente para os cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica. Contudo, existem algumas regras para participar, por outro lado, ainda tem quem consiga burlar algumas delas para receber o dinheiro.
Justamente para combater esse problema, o Governo Federal resolveu montar uma ‘força tarefa’ para garantir que somente as pessoas que realmente precisam estejam participando do Bolsa Família. No último pente fino realizado, mais de 3 milhões de pessoas foram arrancadas do programa por conta de irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Controladoria-Geral da União (CGU) informaram que cancelaram aproximadamente 3,7 milhões de benefícios do Bolsa família por irregularidades, depois que um processo de averiguação identificou 17 milhões de cadastros desatualizados ou inconsistentes.
Segundo informações do Correio Braziliense, por causa dessas irregularidades, o Governo Federal bloqueou, até agora, 8,7 milhões de benefícios, que podem ser liberados a partir do momento em que as famílias regularizem a situação cadastral. Vale lembrar que isso se trata de uma nova lei para controlar quem realmente tem direito a receber.
De acordo com informações do canal INSS Passo a Passo, do YouTube, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia foram os únicos estados que ultrapassaram a marca de 1 milhão de beneficiários bloqueados. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) chegou a emitir uma nota sobre o assunto.
“O MDS vem realizando um processo de reconstrução do Cadastro Único (CadÚnico) para corrigir distorções no pagamento do programa de transferência de renda do governo anterior (Auxílio Brasil), apontadas pela CGU e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além de várias investigações no Poder Judiciário”, informou a pasta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Record é paralisado com alerta severo do governo Lula hoje (22) sobre saque de R$600 do Bolsa Família
● Governo Lula faz alerta sobre antecipação do pagamento do Bolsa Família de janeiro e você precisa saber
● Globo faz anúncio e acaba de confirmar aumento no valor do Bolsa Família acima do esperado em 2025
Como desbloquear o Bolsa Família?
Para quem teve o benefício do Bolsa Família bloqueado por estar com o cadastro desatualizado, existe uma forma de corrigir esse problema. Segundo informou o portal Rádio Jornal:
- Caso seu Bolsa Família seja bloqueado, a principal medida é ir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na sua cidade, para entender o motivo do bloqueio;
- No local, você será informado o que ocasionou o bloqueio do seu benefício, e como prosseguir para voltar a receber, pois a solução varia conforme a situação;
- Se quiser se adiantar, leve as mesmas documentações exigidas para o registro inicial no CadÚnico: um documento pessoal de cada membro que mora na mesma casa e comprovante de residência.