Uma mudança do CONTRAN impactou diretamente a vida dos motociclistas. Trata-se de uma nova lei que atualizou as regras para o uso do capacete
Os motociclistas precisam ficar atentos as novidades. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou uma nova atualização que muda as regras para o uso do capacete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, essas modificações visam justamente melhorar ainda mais a segurança dos motociclistas. Visto que as motos lideram as estatísticas de mortes no trânsito em todo o Brasil, um número assustador.
Os capacetes precisam atender a certificação do Inmetro. Ou seja, apenas os equipamentos que atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelo órgão poderão ser utilizados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resumo
- Uma nova lei do capacete entrou em vigor;
- Os motociclistas precisam se atentar as mudanças;
- Pois, elas visam melhorar a segurança no trânsito;
- Quem não cumprir estar sujeito a multas.
Outra exigência da resolução do CONTRAN é que os capacetes possuam dispositivos retrorreflexivos, que aumentam a visibilidade dos motociclistas em condições de baixa luminosidade no trânsito.
Além disso, é obrigatório o uso de viseiras cristalinas à noite, e a viseira deve estar sempre abaixada durante a condução da moto. Assim, quem não cumprir as regras, terá que lidar com as multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
Usar capacete no trânsito é uma exigência do CONTRAN que visa justamente a segurança dos motociclistas. Entretanto, as regras passaram por atualizações e quem descumprir estará sujeito a pagar uma multa. Por isso, fique atento as novas regras.
Qual o valor da multa de conduzir sem capacete?
Conforme o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiros (CTB), para essa infração é cobrado o valor de uma multa gravíssima, ou seja, R$ 293,47. Entretanto, ainda tem as penalidades administrativas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito crava multa pesada e 12 meses de suspensão por atitude mais simples
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
Segundo informações do portal Autopapo, segundo o mesmo artigo, quem for abordado pilotando moto sem capacete terá suspensão imediata do direito de dirigir e recolhimento da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A retenção da CNH e suspensão do direito de dirigir exige que o condutor pague a multa gravíssima, entre em contato com os órgãos regulamentadores e ainda faça os cursos de reciclagem.
Assim, caso ninguém busque a motocicleta, ela é encaminhada para o pátio e para retirá-la deve-se pagar as diárias e regulamentar toda a situação. Ou seja, quanto mais tempo, mais caro vai ficando.
Confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.