Atenção motociclistas! Nova lei está em vigor para donos de motos da Honda, Yamaha e outras marcas sobre o uso do capacete
É fato dizer que, os motociclistas precisam estar sempre atentos as novidades na legislação. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), vira e mexe atualiza as normas e pega a todos de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o COTRAN publicou uma nova atualização que muda as regras para o uso do capacete de donos de automotores da Honda e Yamaha. Em suma, as modificações visam justamente melhorar ainda mais a segurança dos motociclistas, visto que as motos lideram os números de mortes no trânsito em todo o Brasil, um número assustador.
Assim, o time de especialistas do TV Foco selecionou as informações a respeito da mudança, com base no portal FDR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que muda com a nova lei?
Ademais, para promover uma maior segurança, foram estabelecidas novas exigências rigorosas a respeito do equipamento de segurança. As principais delas você pode conferir logo abaixo:
- Certificação obrigatória do Inmetro: somente capacetes com o selo de aprovação do órgão poderão ser utilizados;
- Dispositivos retrorreflexivos: em suma, o capacete precisa possuir elementos que aumentem a visibilidade em condições de baixa luz;
- Uso de viseiras regulamentadas: na parte da noite, é obrigatório o uso de viseiras cristalinas. Além disso, a viseira precisa estar abaixada na condução, em qualquer horário.
Multa pesada
Diante disso, os motociclistas que não cumprirem as novas regras, estarão sujeitos a multas e outras sanções rigorosas que podem pesar no bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Multa pesada: infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47;
- Retenção do veículo: se o capacete não atender aos requisitos, a moto poderá ser retida até que a situação seja regularizada;
- Comprometimento da segurança: a falta de um capacete adequado aumenta o risco de lesões graves ou fatais em caso de acidente.
O que os motociclistas precisam fazer
Assim, com o intuito de evitar dores de cabeça, peso na carteira e, além disso, garantir uma maior segurança, é essencial que os motociclistas tomem algumas providências bem simples. Veja quais são elas a seguir:
- Verifique a certificação do capacete: certifique-se de que o item de segurança possui o selo do Inmetro. Caso contrário, é preciso adquirir um modelo novo que atenda às normas;
- Viseiras: use sempre uma viseira cristalina para uso noturno e mantenha-a sempre abaixada ao conduzir sua moto da Honda, Yamaha e outras marcas;
- Qualidade: além das exigências legais, priorize capacetes confortáveis e bem ajustados à cabeça para maior proteção.
Considerações finais
Em suma, usar capacete no trânsito é uma exigência do CONTRAN que visa justamente a segurança dos motociclistas. Todavia, as regras passaram por atualizações e quem descumprir estará sujeito a pagar uma multa. Assim, fique sempre atento as novas regras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a multa de conduzir sem capacete?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir motos da Honda, Yamaha e qualquer outra marca sem o uso do capacete, ou até sem os vestuários indicados, é infração gravíssima. Nesses casos, a penalidade é multa de R$ 293,47 e sete pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o motociclista ainda fica suspenso de dirigir em um período que varia entre dois e oito meses.