BOMBA

Nova lei histórica do cartão de crédito, sancionada por Lula, salva milhares de trabalhadores em 2024

23/11/2024 às 21h36

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Banco Central e cartão de crédito - Foto Reprodução Internet

O Banco Central surpreendeu ao confirmar uma nova lei sobre o cartão de crédito que caiu como um presente para os trabalhadores e aposentados

As leis existem exatamente para tornar a sociedade mais harmônica. Tanto que nessa matéria falaremos a respeito de uma nova canetada do Presidente Lula relacionado ao cartão de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade caiu como um presente para milhões de brasileiros, principalmente aposentados e trabalhadores, uma vez que os mesmos são os que mais fazem uso dessa modalidade de pagamento.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda, a lei regula o limite dos juros e encargos financeiros no crédito rotativo e no parcelamento do saldo devedor da fatura dos cartões de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo serviço do Banco Central traz substituto do cartão de crédito (Reprodução: Montagem TV Foco)
Novo serviço do Banco Central traz substituto do cartão de crédito (Reprodução: Montagem TV Foco)

Resumo

  • Uma nova lei atinge o cartão de crédito;
  • Trata-se de um presente aos trabalhadores;
  • Estamos falando dos juros do rotativo;
  • Ele não poderá ultrapassar o dobro do débito original.

Assim, essas novas regras limitam os juros do rotativo do cartão de crédito em todo o país, e está em vigor desde janeiro deste ano. Ou seja, um grande presente que veio para salvar os trabalhadores.

A dívida total (com juros) de quem atrasa a fatura do cartão não poderá ultrapassar o dobro do débito original. Uma dívida de R$ 100, o valor com a cobrança de juros e encargos, não poderá exceder R$ 200.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas o Imposto sobre Operação Financeira (IOF), não terá peso nessa regra. O Crédito Rotativo é uma modalidade ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão.

Banco Central confirma novo serviço e substituto do cartão de crédito (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco Central confirma novo serviço e substituto do cartão de crédito (Foto: Reprodução/ Internet)

De acordo com o G1, essa é a categoria mais cara do Brasil, só em outubro de 2023 (último dado disponível), eles ficaram em 431,6% ao ano. A decisão de limitar os juros é do ano passado.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto havia sido aprovado pelo Senado em outubro e sancionado pelo presidente Lula. Sendo estabelecida pela Lei n° 14.690/23, que é imprescindível que as taxas superem o valor inicial da dívida.

Segundo alguns especialistas, a medida não deve resolver necessariamente o problema de descontrole de gastos. Apesar disso, a nova lei ainda é vista como um presente para milhões de brasileiros. 

Considerações finais

Uma nova lei relacionada ao cartão de crédito caiu como um presente para milhares de trabalhadores. Trata-se e uma mudança nas regras dos juros do rotativo. Assim, a dívida total (com juros) de quem atrasa a fatura do cartão não poderá ultrapassar o dobro do débito original.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei do Banco Central já está em vigor (Foto: Divulgação)

Qual o maior banco do mundo?

Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros.

Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.

Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões corporativos. Além disso, ele está presente em mais de 46 países.

Confira também mais matérias sobre os bancos clicando aqui.

cartão de crédito

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.