Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

SAIBA MAIS

Canetada de Lula: Nova lei do cartão de crédito entra em vigor SALVANDO trabalhadores e aposentados

23/08/2024 às 12h36

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Presidente Lula / Cartões de Crédito - Montagem: TVFOCO

Entenda sobre a nova lei do cartão de crédito já em vigor salvando trabalhadores e aposentados

Não há como negar que, na hora das compras um dos métodos de pagamento mais usados pelos brasileiros se trata do cartão de crédito. Inclusive, uma grande novidade chegou depois do Presidente Lula (PT) cravar uma nova lei envolvendo os queridinhos de milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante destacar que, a regulamentação já está em vigor e chega para salvar milhões de trabalhadores e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo informações do Ministério da Fazenda, as novas regras chegaram para limitar os juros do rotativo do cartão de crédito em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer ainda que, a Lei 14.690 se encontra em vigor desde o último dia (03) de janeiro de 2024. Dessa forma, graças a mudança, a dívida total, somada aos juros, não pode ultrapassar do dobro do débito principal. Para melhor entender, confira um exemplo a seguir:

Suponhamos que exista uma dívida principal no valor de R$ 100 reais. Agora, com a nova lei, ao ser taxado a cobrança dos juros e encargos, a conta final não poderá de forma alguma ultrapassar os R$ 200. Em tese, a dívida não pode ter o dobro da dívida inicial. Segundo dados do Banco Central, no ano de 2023, os juros médios anuais do rotativo de cartões de crédito chegaram a 431,6%.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqueles que não fazem ideia do que seja, o Crédito Rotativo se trata de uma modalidade ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data do vencimento. Segundo o ‘G1’, essa é a categoria mais cara do Brasil. Somente em outubro de 2023 (último dado disponível), eles ficaram em 431,6% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central, Pix
Cartão de crédito – (Foto: Agência Brasil)

Logo, a maior recomendação é evitar a situação e buscar pagar o valor da fatura do cartão de crédito mensalmente. Assim, é possível evitar atrasos e correr o risco de precisar pagar esses juros.

Para calcular juros rotativo no cartão de crédito, é necessário seguir os seguintes passos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Verifique o valor total da fatura do cartão de crédito e subtraia o valor que foi pago;
  • Em seguida, multiplique esse saldo restante pela taxa de juros do crédito rotativo (consulte na fatura), que deve ser transformada em decimal, dividindo por 100;
  • Feito isso, calcule o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) mensal e o diário, de 0,38% e 0,0082%, respectivamente;
  • Some os valores. O resultado será a quantia que deverá ser paga no próximo mês.
Banco Central
O Banco Central aplicou um limite na cobrança dos juros do cartão de crédito (Foto: Divulgação/Internet)

Quais são os cartões de crédito mais usados no Brasil?

5 principais bandeiras de cartão de crédito:

  1. Mastercard. No quesito bandeira internacional, essa é a queridinha, destacando-se como a melhor do mercado.
  2. Visa. Não muito distante da Mastercard, a Visa iniciou suas atividades em 1958 e hoje já está presente em mais de 200 países.
  3. American Express.
  4. Hipercard.
  5. Elo.

🚨 Suposto filho de Gugu tem primeira vitória na Justiça + Produção de Mion e Serginho em guerra + Estrelas do SBT debocham de processo de Deolane 

Leis

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.