A nova lei sancionada pelo presidente Lula chega para promover uma grande virada aos usuários da ferramenta que garante um poder de compra maior
Nos dias atuais, o cartão de crédito é uma das ferramentas mais usadas por milhões de brasileiros. Independentemente de qual seja o banco, o dispositivo chega para proporcionar um crédito extra e poder de compra aos consumidores.
Todavia, apesar da ferramenta ter se tornado mais utilizada até mesmo que o próprio dinheiro em espécie, muita gente acaba vivendo ‘perrengues’ no fim do mês. Acontece que, quando o dinheiro é insuficiente para quitar a fatura mensal, independentemente da situação, o banco responsável pelo cartão de crédito passa a cobrar juros sobre a dívida para o desespero do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o presidente Lula deu uma canetada histórica e cravou uma nova lei para aliviar a situação financeira dos clientes. Segundo o Ministério da Fazenda, as novas regras foram sancionada para limitar os juros do rotativo do cartão de crédito em todo o Brasil.
A Lei se trata da 14.690, que por sua vez, está em vigor desde o dia (03) de janeiro de 2024. Assim, graças a mudança, a dívida total, somada aos juros, não pode ser maior que o dobro do débito principal. Confira um exemplo a seguir para entender melhor:
Se uma dívida principal possuir o valor de R$ 100 reais, ao ser taxado a cobrança dos juros e encargos, a conta final não poderá de forma alguma passar os R$ 200. Em suma, a conta não poderá ter o dobro da dívida inicial. Segundo dados do Banco Central, no ano de 2023, os juros médios anuais do rotativo de cartões de crédito chegaram a 431,6%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JUROS ROTATIVO
Aqueles que não sabem, o Crédito Rotativo se trata de uma modalidade ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data do vencimento. Segundo o ‘G1’, essa é a categoria mais cara do Brasil. Apenas em outubro de 2023 (último dado disponível), eles ficaram em 431,6% ao ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas na Caixa: Comunicado do Serasa traz grande vitória a brasileiros em apenas 4 passos simples
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
● Anúncio do Banco Central crava dias contados de serviço crucial do Nubank, Itaú e mais com substituto
A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de limitar os juros do rotativo foi anunciada ainda em dezembro de 2023. O texto havia sido aprovado pelo Senado em outubro e, em seguida, para a felicidade dos clientes, foi sancionado pelo atual presidente Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da nova lei chegar como um presente,, a principal recomendação é evitar essa situação e que clientes bancários procurem pagar o valor da fatura do cartão de crédito mensalmente. Assim, é possível evitar atrasos e correr o risco de precisar pagar juros.
Qual é o cartão de crédito mais fácil de ser aprovado?
Segundo o portal ‘Melhores Cartões’, os queridinhos dos consumidores mais fácil de ser aprovado em 2024 são:
- Santander Free;
- Ourocard Fácil;
- Neon;
- Inter Mastercard Gold;
- Itaú Pão de Açúcar Internacional;
- Nubank;
- Pan;
- PagBank;
- BRB Connect.