FIQUE ATENTO!

Bloqueio geral nos bancos: Nova lei do CPF aterroriza brasileiros e você PRECISA saber atual situação do documento

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda situação do CPF (Foto: Agência Brasil)

Problemas com os dados podem causar dor de cabeça ao cidadão e novas mudanças já estão em andamento

Um CPF irregular acaba trazendo sérias consequências ao dono. E isso, para quem não sabe, vai das atividades básicas que necessitam de reconhecimento até aquelas mais burocráticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre elas, por exemplo, o acesso à conta bancária e a conclusão de pagamentos. Hora ou outra, quem está com a situação pendente, terá problemas e acabará tendo dores de cabeça, caso não resolva o próprio caso o quanto antes.

Em resumo, o documento é o Cadastro de Pessoa Física, que serve para identificar os cidadãos. Ele é criado com 11 dígitos únicos, que só podem ser mudados caso haja alguma decisão judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Problemas no CPF podem impedir, inclusive, operações bancárias (Foto: Agência Brasil)

Publicado no Diário Oficial da União, um novo anúncio da Secretaria da Receita Federal sobre o CPF pegou muita gente de surpresa. Segundo o G1, uma nova lei prevê a possibilidade de realização de reconhecimento facial em casos de inconsistências de dados.

Inicialmente, a ideia é aumentar a segurança. Nos casos de erros de informações do documento, o Fisco, que é o órgão responsável pela fiscalização dos brasileiros, poderá solicitar que dono compareça às unidades de atendimento e realize o procedimento de forma digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até então, essa medida só poderá ser exigida em algumas situações específicas. Dentre elas, a alteração de dados cadastrais, a regularização da situação cadastral, cancelamento da inscrição, restabelecimento da inscrição e mais algumas outras.

Objetivo do reconhecimento facial no CPF busca evitar eventuais fraudes na Receita Federal (Foto: Agência Brasil)

O que vai mudar no CPF?

A Receita Federal esclarece que só haverá mudanças quando as informações do processo eletrônico de emissão do Cadastro de Pessoa Física estiverem diferentes daquelas que constarem na base de dados. O objetivo é preservar a segurança do próprio cidadão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile