Agora

Extinção de documento e alerta a idosos 60+: Nova lei do CPF chega com 7 viradas colossais no Brasil

22/03/2024 às 20h32

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
CPF - (Foto: Reprodução Internet)

Com fim do documento, alerta a idosos e nova lei com grandes viradas

Uma nova lei do CPF chega em peso aos brasileiros, teme extinção de documento importante e alerta aos idosos com direito a 7 viradas importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que o RG agora vai começar a entrar em desuso, os idosos vão ficar em alerta pelo tempo de renovação e mais viradas.

De acordo com informações do UOL, documento mais importante de se ter na carteira não será mais o RG, mas sim a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de identificação desse documento é o mesmo do CPF, mas a nova carteira tem mais tecnologia e poderá agregar mais informações.

O documento para identificação nacional passa a ser o CPF, esse será o número exigido para a prestação de serviços públicos. A Lei 14.534/23 determina que: “O órgão emissor deverá, na emissão de novos documentos, utilizar o número de inscrição no CPF como número de registro geral da Carteira de Identidade”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa mudança vai acarretar nas seguintes diferenças:

  • A mudança visa dar mais segurança e unificar os documentos
  • Novo documento terá QR code
  • CIN poderá ter o código do passaporte
  • Carteira poderá ser física e digital
  • Carteira poderá agregar documentos
  • Documentos atuais ainda valem
  • Nova carteira terá validade.

O documento deverá ser renovado conforme os prazos:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos – validade indeterminada.

Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a responsabilidade pela emissão da Carteira de Identidade Nacional continuará sendo dos estados, por meio dos seus respectivos institutos de identificação, da mesma forma que já ocorre atualmente. A primeira emissão da CIN será gratuita.

COMO FAÇO PARA CONSULTAR UM CPF?

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

cpf
RG

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.