ATENÇÃO!
Nova lei do CPF: Em vigor, mudança aterroriza milhões de brasileiros com 3 mudanças vitais em 2024
29/05/2024 às 16h49
Nova reformulação no CPF chega aterrorizando milhões de brasileiros
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um cadastro de contribuintes pela Receita Federal do Brasil, no qual qualquer pessoa natural, de qualquer idade ou nacionalidade, pode se inscrever apenas uma vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, por ser um documento de grande importância, é preciso ter cuidado para não ter pendências com a credencial. Inclusive, por falar nisso, uma nova lei está em vigor em relação ao CPF.
A documentação agora passará por uma reformulação, após a Secretaria da Receita Federal comunicar uma norma que fará o Cadastro de Pessoa Física ser diferencialmente gerenciado. A novidade da vez, é o reconhecimento facial para utilização do registro, conforme o portal ‘Revista dos Benefícios’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida se deu em virtude de aumentar a segurança do cidadão em relação a fraudes ou qualquer tipo de circunstância que ponha em risco os dados do indivíduo. Mas, o método adotado só será seguido em caso de alguma anomalia quanto ao uso do CPF.
Nesse caso, o indivíduo será convocado pela Receita Federal nas unidades de atendimento, para a realização de uma coleta de imagem facial, para obter o reconhecimento. Além disso, o cidadão terá que comparecer ao local com um documento original de identidade ou cópia autenticada, e que seja feita uma foto, para fins de identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em que situação isso pode acontecer?
Inscrição no CPF;
Alteração de dados cadastrais;
Regularização da situação cadastral;
Cancelamento da inscrição;
Restabelecimento da inscrição.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula libera 13º salário com 15 presentões aos aposentados do INSS em NOVEMBRO
● Falta de ar, tontura, tosse e +5: 8 sintomas que podem indicar infarto e muitas mulheres 40+ nem imaginam
● Serasa toma decisão e faz anúncio hoje (19/11) para salvar CPFs que tem dívidas de R$ 500, R$ 1 mil e até mais
O órgão esclareceu que o procedimento só poderá ser solicitado caso as informações fornecidas durante o processo eletrônico de emissão do CPF não coincidam com aquelas prestadas em registros em sua base de dados.
Na eventualidade das informações apresentarem conformidades no CPF, o documento poderá ser emitido via internet, já que estará garantindo a segurança do acesso aos serviços públicos e a correta aplicação dos recursos por parte do estado, conforme o site ‘cryptoid’.
Conforme foi regularizado pelo Decreto nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2023, a norma da Receita Federal faz parte da implementação da nova carteira de identidade.
O RG vai acabar?
Não! O RG será substituído pela CIN (novo RG) que permitirá que entidades governamentais acessem todas as informações de um cidadão por meio de uma única combinação numérica, incluindo a CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: