CONFIRA

“A partir de hoje”: Nova lei do INSS anunciada por Tralli no Jornal Hoje que atinge em cheio os beneficiários

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei do INSS anunciada por Tralli atingindo os beneficiários (Foto: Reprodução/ Internet)

Tralli crava grande novidade sobre o INSS ao vivo no Jornal Hoje e atinge milhares de beneficiários

O âncora do Jornal Hoje, da Globo, César Tralli, recentemente, surpreendeu o Brasil com um anúncio chocante que atingiu em cheio milhares de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque o jornalista cravou ao vivo novidades sobre a autarquia. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

César Tralli, no dia 23 de outubro do ano passado, anunciou sobre uma nova lei do INSS que chegou atingindo milhares de beneficiários até hoje. O jornalista informou que agora o órgão conta com uma nova modalidade para receber atestados médicos. “A partir de hoje (23), as agências do INSS passam a receber atestado médico para pedidos de auxílio-doença sem a necessidade de agendamento prévio”.

O Atestmed, como é conhecido essa análise documental, chegou para conferir celeridade à alta demanda por requerimentos do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Isso porque a modalidade virtual, que permite o envio de documentação médica pelo sistema do INSS, reduziu de forma expressiva as filas de espera para a concessão de benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novidade do INSS anunciada por Tralli – (Foto: Reprodução / Internet)

Segundo as informações de Tralli, para que a nova modalidade de agendamento seja praticada, existem regras como: o atestado médico deve ter sido emitido há menos de 90 dias da data do requerimento, é necessário estar legível e sem rasuras, e por fim, é preciso apresentar um documento com foto.

Tralli ainda diz que segundo a Previdência Social, a medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial. Assim, a única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho, que necessita de perícia médica presencial. Existe também a opção de fazer a entrega da documentação pelo aplicativo ou site da instituição, o ‘Meu INSS’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Atestmed é uma forma de conceder benefício de incapacidade temporária de forma remota (Foto: Reprodução/Internet)

Tanto os segurados que passam por perícia médica presencial quando aqueles que optam pelo Atestmed precisam cumprir requisitos para ter direito ao benefício por incapacidade temporária. Esses que são: ter contribuído para a Previdência, realizado no mínimo de 12 contribuições realizadas antes do mês em que ocorrer o afastamento, entre outros.

Como solicitar o Atestmed?

Para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve acessar o aplicativo ou o site do ‘Meu INSS’ e seguir o seguinte passo a passo:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)

Segundo o INSS, o prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Caso o benefício seja negado, o segurado terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o INSS foi fundado?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile