Tente não se impactar ao saber detalhes da nova lei do INSS que baixa proibição contra os bancos
Primeiramente, para quem não sabe, o INSS se trata de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.
Dessa forma, é muito importante que todos saibam que uma nova lei do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, chega simplesmente para salvar os aposentados e baixa proibição contra os bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do UOL, o Governo bateu o martelo e reduziu para 1,84% o teto de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS.
O que diz a nova lei confirmada?
Dito isso, de acordo com as informações que foram divulgadas, a taxa máxima foi reduzida após o Banco Central ter cortado a Selic para 12,75% ao ano.
Dessa forma, após o fato, o Conselho Nacional de Previdência Social tomou essa decisão baseado na queda da Selic, fazendo com que também haja uma redução do limite máximo para os juros mensais dessa modalidade, explica Marcos Piellusch, professor da FIA Business School na área de finanças e mercado financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A notícia simplesmente cai como uma bomba para os bancos, pois eles estão proibidos de ofertar esse serviço com taxas superiores aos novos tetos.
Para quem não sabe, em março deste ano, os bancos chegaram a suspender a oferta do crédito. Na ocasião, foi alegado que as taxas tornariam inviável a oferta do crédito por não cobrir os custos da operação, que inclui captação dos recursos, impostos, gastos operacionais e a própria inadimplência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Os bancos não concordam em reduzir juros. Mas é importante observar que os beneficiários têm renda fixa e há garantia do recebimento do devedor, as chances de não receber são mínimas”, disse Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, portanto, a taxa de juros mensal do INSS caiu de 1,97% para 1,84% ao mês. Já a taxa para o cartão de crédito consignado saiu de 2,83% para 2,73% ao mês.