CONFIRA!

Idade mínima despencando: Nova lei do INSS é aprovada em Comissão para garantir aposentadoria aos 45 anos

03/07/2024 às 21h51

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Aposentadoria INSS aos 45 anos (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Um momento histórico está preste a acontecer com uma nova lei apresentada que promete garantir aposentadoria no INSS aos 45 anos

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou uma nova lei que reduz a idade mínima para a aposentadoria no INSS para 45 anos. A medida, que tem gerado debates acalorados, busca atender uma demanda crescente da população por uma aposentadoria mais cedo.

No dia 25 de junho de 2024, a Comissão de Trabalho, Administração e Previdência Social (CTAPS) da Câmara dos Deputados aprovou, por 16 votos a favor e 3 contra, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 42/2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS - Aposentados (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
INSS – Aposentados (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Segundo a Câmara, o projeto, que ainda precisa ser votado em plenário e no Senado Federal, visa regulamentar a aposentadoria especial para trabalhadores que exercem atividades expostas a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.

Mudanças

A proposta de lei, PLP 42/2023, traz significativas mudanças na idade mínima para a aposentadoria especial, variando conforme o grau de risco da atividade desempenhada. Para trabalhadores expostos a agentes químicos em grau máximo, a idade mínima será de 40 anos para homens e 45 anos para mulheres. Aqueles expostos a agentes físicos e biológicos em grau máximo terão a idade mínima estabelecida em 45 anos para homens e 50 anos para mulheres.

Continua após o Veja Também

Veja também

Para atividades envolvendo agentes químicos, físicos e biológicos em grau médio, a idade mínima será de 48 anos para homens e 53 anos para mulheres. Já para aqueles expostos a esses agentes em grau mínimo, a aposentadoria poderá ser solicitada aos 50 anos para homens e 55 anos para mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tempo mínimo de contribuição necessário para a aposentadoria especial continuará variando entre 15, 20 ou 25 anos, dependendo do agente nocivo e do grau de risco a que o trabalhador esteve exposto.

Além disso, o projeto prevê a concessão de aposentadoria especial aos trabalhadores que comprovarem incapacidade permanente para o trabalho em decorrência de doenças profissionais. Essa medida visa proteger os trabalhadores que, devido a suas atividades laborais, desenvolvem condições de saúde que os impedem de continuar exercendo suas funções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a idade para se aposentar no INSS?

Atualmente, a idade mínima para se aposentar no INSS é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com pelo menos 15 anos de contribuição.

Para a aposentadoria por tempo de contribuição, é necessário cumprir 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres, sem idade mínima. No caso de aposentadoria especial, as idades e o tempo de contribuição variam conforme o grau de risco da atividade.

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

aposentadoria aos 45
aposentadoria INSS
INSS
nova lei
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.