A notícia importante do INSS para milhares de brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvidas, é um dos órgãos mais importantes e querido pelos brasileiros. A autarquia é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2023, novas regras de aposentadoria foram colocadas na mesa e nova lei que chega com salário maior e nova idade mínima para se aposentar também vieram à tona.
A grande realidade é que existe, sim, casos que garantem um valor maior, ainda para o ano de 2023 pelo INSS. É isso mesmo que você leu: há macetes certeiros para conseguir o montante mais expressivo e é sobre isso que essa matéria vai falar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que, o valor da aposentadoria do órgão corresponde a 60% sobre a média salarial para quem tem o tempo mínimo de contribuição, que é de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens, mais 2% a cada ano extra.
Newton Conde, da Conde Consultoria Atuarial, destaca que há uma série de formas que podem interferir no valor final da aposentadoria, como em qual regra de transição o segurado se encontra em 2023 e se já tinha direito ao benefício em 2019, quando a reforma da Previdência passou a valer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um segurado com 100 pontos ao somar idade e tempo de contribuição pode se aposentar pela regra de pontos, com 100% da média salarial. Mas, a depender do perfil, ele poderá ter índice de 108% sobre sua média.
Esse é o caso de um profissional de 64 anos de idade e 44 de contribuição. “O que para a gente parece óbvio, juridicamente não é.”, disse,
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nubank quebra sigilo e revela como aumentar o limite do cartão de crédito em 5 passos infalíveis
● Nova lei do capacete tem martelo batido e motociclistas se apavoram com nova medida de multas ainda em 2024
● O cartão de crédito vai acabar no Brasil? Comunicado do Banco Central com novo serviço diz a verdade
“Agora, temos ainda a revisão da vida toda, que pode fazer com que o segurado tenha contribuições de antes de 1994, em outras moedas e com outros índices de correção. Por isso, cada caso é particular”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como comprovar o tempo de contribuição?
Além do emprego formal como profissional com carteira assinada ou como autônomo, o segurado pode conseguir provar mais tempo de contribuição caso se enquadre em algumas regras aceitas pela Previdência.
Quem trabalhou em atividade prejudicial à saúde antes da reforma pode converter o tempo especial em comum, com bônus no período de contribuição.
Qual a idade para se aposentar em 2023?
Com às novas regras de aposentadoria do INSS, houve mudanças significativas, principalmente no que diz respeito à aposentadoria por tempo de contribuição. O fato é que esta modalidade foi extinta, e agora existem diferentes formas de se aposentar, como por idade, especial e por invalidez.
Para a aposentadoria por idade, o tempo mínimo é de 57 anos para mulheres e 30 de contribuição e 60 anos para homens mais 35 de contribuição. Mas, as regras podem variar dependendo da regra de transição escolhida.
Além disso, o cálculo do benefício agora leva em conta a média de todos os salários de contribuição, em vez de apenas os 80% maiores, o que afeta diretamente o valor final da aposentadoria.
É essencial que os brasileiros estejam cientes dessas mudanças e planejem suas finanças de acordo para garantir um futuro seguro na terceira idade.