Entenda decisão que havia sido divulgada em setembro sobre algumas mudanças no orçamento destinado ao INSS
Um anúncio publicado em setembro deste ano movimentou os brasileiros à espera de um dos benefícios do INSS. Por se tratar de uma das principais instituições públicas do país, é necessário que todos fiquem atentos às novidades.
Em setembro, o governo Lula teria decidido cortar R$ 12,5 bilhões dos gastos com benefícios da Previdência Social no Orçamento de 2024. Atualmente, cerca de 1,1 milhão de pessoas estão à espera de algum auxílio e, agora, querem diminuir este número.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo documentos obtidos pela Folha de S. Paulo, há incertezas se haverá fundos suficientes para todos no futuro. Na época, o Conselho Nacional de Previdência Social chegou a aprovar em agosto duas versões diferentes para os gastos relacionados a benefícios.
O corte, então, teria como objetivo reduzir o gasto obrigatório destinado à área, para que sobrasse mais dinheiro para investimento. Com isso, o impacto real seria visto diretamente nas contas do próximo ano, apontou a publicação.
Programa para fim da fila
Mais cedo, foi aprovado o projeto de lei para o programa que pretende zerar a fila de espera do INSS. No total, já são mais de 1,1 milhão de pessoas esperando algum tipo de auxílio. Por isso, o senado tomou a iniciativa de tentar diminuir esse número o quanto antes.
Apesar já ter sido anunciada, a aprovação, agora, segue para Lula e deverá ser sancionada pelo presidente. O programa deve ser colocado em prática em breve e os servidores envolvidos na ação devem receber uma bonificação pela diminuição no número de pessoas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o INSS?
É a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outras necessidades.