Nova lei do IPVA em vigor hoje (27), atinge mais de 1 milhão de motoristas dessa região e todos precisam ficar atentos ao que mudou em relação ao ano passado
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade e Veículos Automotores) é obrigatório em todo o território nacional e se você tem um veículo, seja ele carro ou moto, saiba que é necessário ficar atento aos prazos de pagamento.
Quem não andar com o IPVA em dia, pode ter o veícul apreendido. Apesar de ser uma lei nacional, o Detran (Departamento de Trânsito Estadual), é responsável por recolher o pagamento e ocorre de variar de um estado para o outro o valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o nosso foco é falar no IPVA do estado de Tocantins, que como todos os outros estados, tem o seu próprio Detran. De acordo com informações do G1, desde o dia 24 de abril de 2024, está em vigor a lei que proíbe a cobrança adiantada do IPVA.
O Governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, fez uma visita ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) de Araguaína, no norte do estado, e comentou sobre a nova a lei, que só vale para transferências feitas dentro do mesmo município tocantinense.
Acontece que antigamente, quem era de Tocantins, era obrigado a quitar o valor do imposto caso fosse fazer transferência do veículo antes do prazo de vencimento do IPVA. Essa lei gerava muita reclamação entre os contribuintes. Agora, o texto deixa em evidência o que o contribuinte não está impedido de fazer o pagamento adiantado do imposto, se preferir, apenas que ele não é obrigado a fazer antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A TV Anhanguera, afiliada da Globo, expôs que o Detran comentou aos contribuinte que apenas estava aguardando a regulamentação da lei para a aplicação, por isso, não podia fazer nada. A instituição ficava na linha de frente das reclamações por parte dos motoristas. No estado, há cerca de 1 milhão de motoristas com CNH que vão ser afetados pela lei positivamente.
QUANTOS MOTORISTAS HABILITADOS EXISTEM NO BRASIL?
No Brasil uma boa população dirige, com tudo, nem todos andam conforme a lei. Segundo o Portal do Trânsito, até 2020, o Brasil tinha cerca de 74 milhões de motoristas habilitados, esse número deve ser maior hoje, mas não há dados mais recentes que comprovem isso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se for juntar com o número de pessoas que dirigem, mas não tem CNH, com toda certeza esse número é bem maior. Quem for pego dirigindo sem carteira, toma multa e é considerado uma infração grave, uma vez que está colocando em risco a vida de outras pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE