BOMBA!

Pode dar adeus: Banco Central aprova nova lei dos cartões para julho com FIM em contas do Itaú, Santander e+

20/06/2024 às 22h33

Por: Kelves Araújo
Banco Central  aprova nova lei dos cartões - Foto: Internet
Banco Central aprova nova lei dos cartões - Foto: Internet

O BC cravou uma nova lei e que atinge em cheio os bancões com FIM das dívidas

É fato dizer que usar dinheiro físico tem ficado cada vez mais distante da realidade das pessoas. Isso porque atualmente existem inúmeras ferramentas disponíveis que podem permitir a realização de compras, como é o caso dos cartões de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar nos queridinhos de milhões de brasileiros, uma excelente notícia com nova lei aprovada pelo Banco Central foi aprovada para julho, atingindo em cheio o Santander, Itaú e outros bancos.

Acontece que, agora, os clientes com dívidas no cartão de crédito rotativo, a linha de crédito mais cara do mercado, terão o direito de fazer a portabilidade gratuita do saldo devedor de uma instituição financeira para outra que ofereça melhores condições para o pagamento, segundo o portal G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cartões de crédito - Foto: Internet
Cartões de crédito – Foto: Internet

E para completar, será exigida mais transparência no formato das faturas. Vale dizer que, as mudanças que foram determinadas em dezembro de 2023 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), passam a entrar em vigor a partir do próximo dia (01) de julho.

“Por exemplo, você vai buscar uma instituição financeira que te ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento, e pedir a ela uma proposta. Com isso em mãos, você pode checar se o banco onde você tem a dívida original quer fazer uma contraproposta”, disse o Banco Central em uma rede social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Para a portabilidade das dívidas do cartão de crédito, ficou definido da seguinte forma:

  • a proposta da nova instituição deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada, ou seja, que contemple restruturação da dívida antiga;
  • a instituição credora original que realizar uma contraproposta deve apresentar ao cliente, no mínimo, uma proposta de operação de crédito consolidada de mesmo prazo da operação proposta pela outra, para fins de comparação dos custos.
  • caso aconteça, a portabilidade do crédito deve ser feita de forma gratuita.

Em tese, o ‘adeus’ e o ‘fim’ se tratam das novas regras do Banco Central que chegam ao fim com a obrigatoriedade do cliente quitar as dívidas do cartão em 1 só banco.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 viradas dos cartões caem no Banco Central - Foto: Internet
Banco Central aprova nova lei dos cartões – Foto: Internet

Qual cartão de crédito é mais fácil de ser aprovado em 2024?

  1. Cartão de crédito Santander Free;
  2. Cartão de crédito Neon;
  3. Cartão de crédito Inter Mastercard Gold;
  4. Cartão de crédito Itaú Pão de Açúcar Internacional;
  5. Cartão de crédito Nubank;
  6. Cartão de crédito Pan;
  7. Cartão de crédito PagBank;
  8. Cartão de crédito BRB Connect.

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Banco Central

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.