CONFIRA!

O martelo está batido: Nova lei histórica dos mercados entra em vigor com proibição que atinge o Assaí e+

27/07/2024 às 18h34

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei dos mercados com proibição que atinge o Assaí e + (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre a nova lei dos mercados em vigor que chega com tudo cravando uma proibição aos estabelecimentos que atinge em cheio o Assaí e muitas outras redes

Não precisa ser um grande especialista para chegar a conclusão que o setor de varejo é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Nesse sentido, podemos destacar diversas redes de supermercados que fazem bastante sucesso no país, como o Assaí, por exemplo. Dessa vez, iremos falar sobre uma nova lei dos mercados que chega cravando uma proibição nos locais, inclusive no atacadista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que no dia 19 de março deste ano, uma lei municipal entrou em vigor proibindo a distribuição de sacolas plásticas nos mercados de Gramado, no Rio Grande do Sul. Segundo o portal de notícias ‘SBT News’, a regra foi aprovada na Câmara de Vereadores em agosto de 2022 e, segundo a prefeitura, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o consumo excessivo de plástico.

A partir da data em que a lei entrou em vigor, ficou proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas de qualquer tipo, inclusive as biodegradáveis, em lojas e mercados locais. Os comerciantes, contudo, ainda poderão oferecer o item, mediante pagamento. Apesar de o valor ser a critério do comerciante, deverá ser especificado na nota fiscal, para que o consumidor possa ver.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos promovendo uma lei muito cautelosa, onde a população precisa ser educada e orientada sobre como agir e quais as melhores soluções. Por isso, estamos visitando os estabelecimentos para conversar com a população e oferecer orientação”, disse a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.

A lei ainda reforça que os mercados e demais lojas deverão utilizar e estimular o uso de sacolas reutilizáveis, sacos e sacolas de papel, ou outro material que possa ser reutilizável. Dessa forma, visando a redução de plástico, a preservação da natureza e da vida, reduzindo também a poluição, já que o material leva de 100 a 400 anos para se decompor na natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante evidenciar que, diversos locais no país já aderiram a leis parecidas. Além de Gramado, outras cidades brasileiras já proibiram a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos, como São Paulo, Salvador e Manaus. Ainda, sobre a nova legislação, não há informações sobre as multas previstas em casos de descumprimentos dos comércios sobre a proibição.

Qual a maior varejista do Brasil?

Segundo informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

gramado
lei
lei municipal

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.