São Paulo está adotando semáforos inteligentes na cidade
Nesta segunda-feira, 18, iremos detalhar sobre uma nova lei dos semáforos para o ano de 2025. A nova mudança fará com que muitos idosos com idade igual ou superior a 60 anos vibrem.
De fato, atravessar as vias movimentas da cidade de São Paulo nem sempre são fáceis devido ao baixo tempo de travessia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação é ainda mais complexa para idosos com idade igual ou superior a 60 anos devido a velocidade de caminhada, que muitas vezes é reduzida.
Estudos
De acordo com informações do portal FDR, uma pesquisa recente, realizada pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mostrou que a velocidade média de caminhada dos idosos é menor do que a considerada nos cálculos para a duração do sinal verde nos semáforos.
Já um estudo feito pelo Instituto Corrida Amiga apontou que o tempo dos semáforos para travessia de pedestres na cidade de São Paulo não é o suficiente, segundo o G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta do curto intervalo de tempo para a travessia, o risco de acidentes é alto, principalmente entre a população idosa.
Medidas
Desse modo, no ano de 2023, a Prefeitura iniciou a instalação dos semáforos inteligentes, que ajustam-se conforme o fluxo do momento, permitindo uma gestão mais eficiente e ágil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, 8h de trabalho: Nova lei trabalhista anunciada chega com vitória para salvar os CLTs com 40h por semana
● Agora é lei: Lula acaba de assinar novo decreto com proibição que abala donos de cães e gatos em 2025
● Detran ciente: Desconto na renovação da CNH é armado na era Lula para salvar motoristas 50+ em 2025
Na cidade de São Paulo, a modernização do sistema de semáforos está para sair desde 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a Prefeitura anunciou a licitação de contratação da empresa responsável pela instalação desses semáforos. Porém, apenas no ano passado a medida entrou em vigor.
Semáforos inteligentes
A expectativa é a de que os novos equipamentos ajudem a agilizar o trânsito por meio de uma tecnologia que transforma imagens em dados.
Em seguida, o equipamento realizar a leitura da quantidade de carros para abertura do sinal.
No entanto, além de reduzirem o transito e diminuir o tempo para chegar em determinados locais, o semáforo inteligente também promove maior segurança e acessibilidade para pedestres.
Redução de acidentes
Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, reforçou que o modelo pode adptar o tempo de travessia, beneficiando pessoas com deficiências e até idosos.
“Se o semáforo responder de forma mais adequada, priorizando o pedestre, eventualmente seria possível, com semáforos inteligentes, reduzir o número de atropelamentos na cidade. A infraestrutura semafórica se adapta à complexidade da cidade”, disse Marcelo ao portal da USP.
Por fim, a ideia é implementar novos modelos no ano de 2025, fato que beneficiará os motoristas e pedestres.
Considerações finais
Em resumo, São Paulo está testando novos modelos de semáforos inteligentes para melhorar o trânsito e, consequentemente, aumentar o tempo de travessia de ruas para pedestres.
Veja mais notícias sobre o transporte de São Paulo clicando aqui.
Qual é o tempo de espera de um semáforo?
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o tempo para travessia de pedestres em São Paulo atende aos critérios do manual brasileiro de sinalização de trânsito.
Nos últimos tempo, a CET implantou o programa Pedestre Seguro, que ampliou o tempo de travessia na cidade. O tempo varia e tem mínimo de 6 segundos.