ALERTA
Veredito de Tarcísio: Nova lei dos shoppings de SP tem reviravolta com proibição no Morumbi, Iguatemi e +
24/05/2024 às 21h12
Nova lei de shoppings de SP tem reviravolta
Ocorre que um veredito de Tarcísio de Freitas provocou uma reviravolta em nova lei dos shoppings de SP, afetando até mesmo o Morumbi e Iguatemi, 2 centros comerciais bastante populares da capital paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que em outubro de 2023, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vetou integralmente o projeto de lei (PL) que proibiria a venda de animais em pet shops e plataformas de compra e venda dentro da capital paulista.
SAIBA MAIS! R$ 40 bilhões, 24 estações e a espera vai acabar: Nova linha do metrô é anunciada no coração de São Paulo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse veredito atinge diretamente os shoppings de São Paulo, entre eles o Morumbi, que conta com o Mondo Pet, localizado no piso térreo do centro comercial e o Iguatemi, que possui o Pet Shop Smart Pet, localizado no piso superior.
No lugar do PL vetado, o governador de São Paulo propôs um novo projeto sobre a regulamentação do comércio de cães e gatos no estado. O texto foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em regime de urgência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Projeto de Lei nº 523/23 previa a proibição da venda de gatos, cachorros e pássaros domésticos por pessoas físicas e comércios que não tinham autorizações.
Também foi vetado a criação de um cadastro estadual, para que somente criadouros que respeitem a legislação vigente, tendo como prioridade o respeito e o bem-estar dos animais, pudessem comercializar os mesmos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Eduardo Paes: Nova lei em vigor no RJ traz proibição que atinge em cheio shoppings cariocas
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava folga de 180 dias sem desconto em 2025
● Isenção na CNH, adeus ao IPVA e +1: 3 novas leis armadas chegam como vitória aos idosos 60+
Infrações seriam passíveis de multa de acordo com informações do portal G1. Porém, o texto desagradou empresários e entidades associadas a comercialização de produtos para pets.
QUAL É A SITUAÇÃO HOJE?
Inclusive, os mesmos estavam pressionando o governador para vetar a PL, justificando que ele seria inconstitucional por infringir o direito de propriedade e livre comércio, a livre iniciativa e liberdade econômica do setor privado.
“As ponderações apresentadas pelos atores econômicos do setor e pelos diversos agentes da sociedade comprometidos com a causa animal evidenciaram que o projeto não se ajusta inteiramente à ordem constitucional ao proibir a revenda de animais por qualquer estabelecimento comercial não qualificado como criadouro”, destacou Tarcísio.
Com a pressão de ambos os lados, a saída encontrada pelo governador foi promover o veto total e já enviar uma nova proposta de lei para a casa legislativa.
Na Alesp, o projeto terá que passar pelas comissões da casa, que irão apreciar aspectos como a constitucionalidade da proposta.
Sendo aprovado, seguirá para a primeira votação dos parlamentares, que podem apontar alterações ao texto. Apesar de estar em tramitação de urgência, o último andamento foi em 21 de novembro do ano passado e segue estagnada.
QUANTOS SHOPPINGS TÊM EM SÃO PAULO?
O Brasil tem 639 shoppings centers atualmente, segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Ocorre que desse montante, 193 ficam no Estado de São Paulo, representando 30,2% do total. O Rio de Janeiro vem em 2º lugar, com 71 shoppings, que representam 11,1% do total do país.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]