CONFIRA AGORA!

Gratuidade no Atacadão, Carrefour, e+: Nova lei dos supermercados acaba com mais 1 pagamento em 190 lojas

Nova lei dos supermercados acaba com 1 pagamento em 190 lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

Nova lei dos supermercados acaba com 1 pagamento em 190 lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira tudo sobre a nova lei dos supermercados que chega acabando com mais um pagamento em 190 lojas cravando gratuidade para milhões no Atacadão, Carrefour e muito mais

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de varejo é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Nesse sentido, podemos destacar diversas redes de supermercados que fazem bastante sucesso no país, como o Atacadão e o Carrefour. Dessa vez, iremos falar sobre uma nova lei que chega cravando mais uma gratuidade nos mercado afetando mais de 190 lojas. A seguir, confira mais detalhes sobre esse assunto.

Para quem não sabe, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, sancionou uma nova lei que acaba com mais um pagamento em supermercados. Bom, segundo as informações divulgadas pelo ‘G1’, o chefe do executivo municipal cravou uma nova legislação que obriga os estabelecimentos comerciais da cidade a oferecerem sacolas recicláveis gratuitamente. A novidade foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 14 de junho, e já havia sido aprovada na Câmara Municipal no dia 11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações dão conta ainda de que as distribuições de sacolas plásticas não recicláveis foi proibida em Salvador em maio deste ano. O que, segundo o portal ‘EconoData’, afeta mais de 190 supermercados na cidade, inclusive, de grandes redes, como o Atacadão, Carrefour, e muito mais. O projeto foi criado pelo vereador Carlos Muniz (PSDB), presidente da Câmara Municipal.

Em Salvador, mais de 190 comércios terão que se adequar a nova lei que proíbe o uso das sacolas plásticas e proíbe os estabelecimentos de cobrar por embalagens recicláveis e sustentáveis (Foto: Reprodução/ Internet)

Vale dizer que, desde a proibição das sacolas plásticas, os comércios, principalmente os supermercados, passaram a cobrar a mais para os consumidores que desejassem embalar as compras em sacolas plásticas recicláveis, que eram oferecidas nos caixas. A opção gratuita para os consumidores era levar as próprias embalagens ou sacolas de casa. No entanto, isso foi barrado pelo executivo do município.

Sendo assim, com a aprovação da Lei 9.817/2024, há uma alteração na primeira lei referente as sacolas plásticas, a Lei Municipal 9.699, de 18 de maio de 2023. Com isso, os estabelecimentos terão que oferecer alternativas gratuitas para os clientes, como sacolas de papel e/ou sacolas plásticas recicláveis, não podendo cobrar a mais por embalar as compras dos clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carrefour / Atacadão – Montagem TVFOCO

Por fim, vale ressaltar que, segundo a fonte, a lei se estende aos estabelecimentos atacadistas em relação aos produtos comercializados no varejo. Ainda, sobre a nova legislação, não há informações sobre as multas previstas em casos de descumprimentos dos comércios sobre a obrigação.

Qual a maior varejista do Brasil?

Segundo informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carrefour é uma das principais redes de supermercados no Brasil (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile