Anúncio importante para todos os motoristas não perderem a habilitação
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento importantíssimo para todos aqueles que querem dirigir com segurança e conforme a legislação. E por falar nela, é válido lembrar que é sempre um momento importante sua renovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, neste ano de 2024, o documento vem com mudanças importantes e essencial para todos. De implantação do exame toxicológico até as mudanças no sistema de pontos, as novidades prometem impactar. Abaixo, confira as principais alterações:
Neste ano de 2024, todos os condutores das categorias C, D e E terão que fazer o exame toxicológico a cada dois anos e meio. Outra mudança se trata da extensão do prazo de validade da CNH, que a partir de agora terá 10 anos para os motoristas até 50 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem também sofreu mudanças foi o sistema de pontos. O limite agora é de 40 pontos, porém, uma infração gravíssima pode reduzir o limite para 30 pontos.
A 4 regra para ficar atento e não perder a CNH se dá com os prazos para renovação que variam segundo a idade. Até 50 anos, ela possui validade de dez anos. Mas, a partir dessa idade até os 70, cinco anos. Acima disso, a renovação deve ser feita a cada três anos.
Além dessas, a novidade que garante uma maior conveniência se trata da possibilidade de renovar o documento de forma online. Por meio do site do DETRAN do seu estado, o processo se torna mais fácil, evitando filas e deslocamentos desnecessários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Beneficiários do Bolsa Família comemoram presente de NATAL com duas parcelas de R$ 600 até 24/12
Qual o risco de não renovar a CNH?
Em tese, não renovar a CNH pode causar uma série de complicações. Trafegar com a carteira vencida é uma infração gravíssima, causando uma multa significativa, pontos perdidos e até a retenção do veículo para a apresentação de um condutor regularizado.