MUDANÇA!

“Aprovou”: Nova lei é anunciada e chega com mudança na idade mínima do INSS e antecipação do benefício

29/05/2024 às 23h09

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
O INSS é um dos principais órgãos do Governo Federal - Foto: Internet

A nova lei chegou para mudar a realidade de milhares

Não há dúvidas de que o INSS é um dos órgãos mais queridos por milhões de brasileiros. Afinal, é ele o grande responsável pelo pagamento da aposentadoria e outra gama de benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma novidade chegou para mudar a realidade de milhares. Estamos falando sobre o fim da idade mínima após a aprovação de um projeto de lei.

“A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a aposentadoria por idade de mães seguradas da Previdência Social”, destacou o portal da Câmara dos Deputados no dia (17/01/2024).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)
INSS conta com milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

Vale dizer que, na atual lei, as mulheres só podem se aposentar aos 62 anos de idade e após contribuírem ao menos 15 anos na Previdência Social. Porém, a ideia é que ao atingir essa idade, não seja necessário ter cumprido esse período de contribuição para se aposentar com um salário mínimo.

É importante destacar que, a mesma regra, em caso de aprovação do projeto, deve servir para mulheres que tenham sido responsáveis pelo cuidado de parente até segundo grau em situação de dependência para as atividades básicas do dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se for o caso, a segurada poderá parcelar o que falta para cumprir os 15 anos de contribuição em até 60 vezes, sem juros ou multa. O valor de cada parcela será debitado no próprio benefício mensal”, disse ainda a Câmara dos Deputados.

Previdência Social do INSS (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)
Previdência Social do INSS (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)

Vale enfatizar que, de acordo com o mesmo portal, a mãe que deseja ter o benefício do INSS, precisa comprovar no mínimo 12 contribuições anteriores, sendo que o período de salário-maternidade é válido para o tempo de contribuição.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a aprovação, o Projeto de Lei passou a tramitar em caráter conclusivo e deve ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, para ver se será colocado em vigor.

Veja se você tem dinheiro extra a ganhar do INSS (Reprodução: Internet)
Excelente notícia para milhares com fim da idade mínima (Reprodução: Internet)

Qual a idade mínima para se aposentar no INSS?

Aposentadoria por idade + tempo de contribuição (transição)

Segundo o portal oficial do Governo Federal, a atual regra exige que as mulheres tenham no mínimo 62 anos e 15 anos de contribuição para se aposentar, e os homens ao menos 65 anos e 20 anos de contribuição.

abono inss

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.