CONFIRA
Martelo batido: Nova lei EM VIGOR é confirmada, cai como bomba no colo dos motoristas e você precisa saber
14/07/2023 às 21h28

Nova lei é confirmada, entra em vigor e pode afetar os motoristas de algumas categorias; saiba mais
Na tarde de ontem, quinta-feira (13), uma nova lei foi confirmada e caiu como bomba no colo dos motoristas e é melhor você saber o quanto antes dessas novas mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, de acordo com o site ‘Garagem 360’, motorista com habilitação C, D e E, precisarão se adequar a uma nova medida segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
Agora, o item 148-A do Código de Trânsito, instituído pela lei 14.599/23, passa a exigir comprovação de resultado negativo de exame toxicológico para os condutores dessas categorias informadas acima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, para esses motoristas, só será possível obter ou até renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com essa confirmação do resultado negativo do exame toxicológico.

Exame toxicológico (Foto: Reprodução/ Internet)
MAIS SOBRE O ASSUNTO
A mudança no Código de Trânsito Brasileiro se dará através da Lei 14.599/23, que entrou em vigor há alguns dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Lula e Haddad: Novo salário mínimo é anunciado com aumento e valor histórico de R$ 1.627
● Lei em vigor hoje (13): Idosos 60+ estão livres de 6 dívidas aterrorizantes, incluindo água, luz e boletos
● Fim de uma era: 10 celulares ícones no Brasil, incluindo Samsung e Apple, viram pó em 2025 e pode ser o seu
E com isso, a nova regulamentação passa pela Lei 13.103/15, assim como pela Lei 14.071/20.
Além disso, o artigo também prevê mais uma mudança. Isso porque os motoristas das categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, serão obrigados a realizar um novo exame a cada dois anos e seis meses, a partir da obtenção ou até renovação da CNH.

CNH (Foto: Reprodução/ Internet)
QUAL O MOTIVO DA MUDANÇA?
Para o Dr. Narciso Figueirôa, assessor jurídico do SETCESP, essas novas regras sobre o exame toxicológico, vão ampliar a política pública de combate ao uso de drogas pelos condutores de veículos.
“Com essas novas regras, teremos maior segurança nas estradas e consequentemente reduziremos as alarmantes estatísticas de acidentes, trazendo assim, benefícios para toda a sociedade”, comentou ele.

Motorista da categoria C (Foto: Reprodução/ Internet)
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: sophia.vilanueva@otvfoco.com.br