Confira: Nova lei em vigor do INSS garante aposentadoria dos sonhos anos em 5 passos agora em 2024
Após a reforma da previdência, que ocorreu no ano de 2019, muita coisa mudou em relação a aposentadoria, mas muitos ainda tem dúvida sobre a nova lei e por isso trouxemos alguns pontos essenciais que você precisa saber.
Uma delas é em relação à antecipação da aposentadoria, já que agora o INSS pode fazer uma forma de antecipação, com o valor recebido a título de benefício, que será menor do que aquele no caso da aposentadoria no tempo definido por lei, segundo o site Exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a nova lei em vigor, a idade para se aposentar mudou, seguindo regras diferentes para homens e mulheres, a saber:
- Homens: 65 anos mais um tempo mínimo de contribuição de 15 anos;
- Mulheres: 62 anos mais um tempo mínimo de contribuição de 15 anos.
Além disso, o usuário do INSS também pode aposentar por tempo de contribuição. Nesse caso, 30 anos de contribuição e mínimo de 57 anos para mulheres e 35 anos de contribuição e 60 anos de idade para os homens.
Como antecipar a aposentadoria?
Para quem sonha em fazer a antecipação da aposentadoria do INSS, saiba que existem algumas maneiras de ter direito a este benefício:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira forma é a da tabela 86/96, que consiste na soma entre tempo de contribuição e idade do beneficiário. Mulheres precisam de no mínimo 30 anos de contribuição e 56 anos de idade e homens de 35 anos de contribuição e 61 anos.
Por fim, existe a aposentadoria proporcional, que só está disponível aqueles que aderiram até o dia 16/12/1998. Para conferir os dados e o tempo para se aposentar, o usuário pode fazer uma consulta pelo app Meu INSS, da seguinte forma:
- Baixar o aplicativo Meu INSS;
- Clicar na opção “ Novo Pedido”;
- Realizar a atualização cadastral;
- Confirma a Data de Entrada do Requerimento e anexar a documentação;
- Confirmar a solicitação.