As placas de veículos já passaram por diversas modificações no Brasil e uma nova lei pode fazer mais uma dessas mudanças acontecer
Muitos brasileiros foram surpreendidos recentemente com uma notícia aonde prevê que as placas de veículos possam passar por uma nova mudança graças a uma nova lei que está surgindo no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E esta situação tem sido motivo de preocupação e dúvidas para a maioria dos motoristas. Afinal, o que essas mudanças irão impactar no emplacamento do veículo? Será que algumas informações antigas vão voltar para as placas novas? Calma que a gente explica!
Entendendo o projeto de lei
De acordo com o portal Pronatec, o senador Lucas Barreto (PSD-AP) é o relator do projeto de lei (PL) que prevê que o nome do município e também o estado voltem para as placas de todos os veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Espera-se que Barreto emita um parecer favorável para a proposta relacionada à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
De acordo com o que foi informado pelo relato ao portal R7, a falta destas informações está causando grandes problemas no trânsito em geral sobretudo quando há algum acidente, porque não se pode mais saber de qual local o veículo é.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta forma, isso poderia ajudar ainda mais na identificação dos veículos em geral, desde que a proposta seja aprovada pelas autoridades responsáveis.
1-Impactos
É bom frisar que esta novidade, que não é tão nova assim, viria para alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que iria determinar a obrigatoriedade desta nova placa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, as placas voltariam a ser como antes, deixando de lado as placas que padronizam todos os veículos dos países que fazem parte do Mercosul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2-Possíveis custos
Caso a proposta seja aprovada no Congresso Nacional, os antigos modelos voltariam. Isso é certo. Mas, é preciso considerar algo muito importante, que é o motorista, mais precisamente, o proprietário do veículo.
Isso porque é quase certo que tal mudança de placa deverá afetar o bolso destas pessoas. Todo emplacamento exige que o responsável pelo veículo realize o pagamento necessário no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do local em que mora.
Como funcionam as placas dos carros atualmente?
Fora isso, este novo modelo de placa, que o padrão do Mercosul, ainda conta com outros itens de segurança, com o QR Code na parte superior esquerda, que vem para tornar mais difícil as falsificações e clonagens em geral.