Uma nova lei de trânsito confirma o fim da CNH para grupo de motoristas
Uma nova lei de trânsito, que já está em vigor, traz o fim da CNH para um grupo de motoristas neste ano de2024. A medida pegou a todos de surpresa, já que se trata de um documento de suma importância.
A todo momento tem grupos de pessoas realizando provas e buscando o direto de dirigir um veículo, para facilitar na locomoção pela cidade. A sua retirada é bem complexa e necessita de vários passos e desembolsar bastante dinheiro do bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal ‘Jornal JF’, o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), estabeleceu algumas mudanças nas exigências da CNH. Por conta disso, um grupo de motoristas não precisam mais da obrigatoriedade do documento.

CNH é um documento fundamental aos condutores de carros e motos (Reprodução: Internet)
Foi estabelecida mudanças nas leis de trânsito, através da Resolução n° 996/2023, onde os veículos de 2 ou 3 rodas, com um motor de capacidade máxima de 50 cm³ e velocidade máxima de 50 km/h não precisarão mais da Carteira Nacional de Habilitação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, 1h de almoço: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera 2h de pausa à lista para salvar CLTs
● Idosos 60, 70 e 80+ avisados: Lei de trânsito em vigor em 2025 traz real sobre idade máxima para dirigir
● Multa gravíssima e pontos na CNH: Lei do estacionamento em vigor em Curitiba, PR, traz proibição a idosos
Claro que as bicicletas movidas pela força humana e com 2 rodas também entram nesse cenário, sem a necessidade de um documento para guiá-las.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há um documento necessário para conduzir os veículos ciclomotor?
Apesar de não necessitar da CNH, para conduzir a grande maioria dos ciclomotores, que fazem parte dos requisitos citados acima, é necessário possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
Apesar de ainda possuir um documento obrigatório para a sua condução, os donos de veículos ciclomotores podem comemorar, pois a emissão do documento é mais barata e rápida do que a da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Gringo Com Você’, a taxa de emissão da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) é de R$116,50, paro para o Detran em seus órgãos arrecadadores. Já a Carteira Nacional de Habilitação pode ultrapassar os R$1 mil.
ACC é o documento para condutores de ciclomotores (Reprodução: Internet)