CONFIRA

Nova lei que traz fim de uma era na Uber e 99 no Brasil: O anúncio de Tralli com 4 alertas no JH às pressas

07/07/2024 às 23h45

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei que traz fim de uma era na Uber e 99 no Brasil

Confira tudo sobre a nova lei que traz fim de uma era na Uber e na 99 no Brasil, com anúncio cravado às pressas por César Tralli, no Jornal Hoje, com 4 alertas aos motoristas de aplicativos

Quando o assunto são os transportes por aplicativo urbanos, em disparada, a Uber e 99 são os mais conhecidos nas grandes cidades. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma nova lei que chega trazendo o fim de uma era nos aplicativos. Além disso, César Tralli crava 4 alertas às pressas sobre a situação no Jornal Hoje. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na edição do dia 04 de março deste ano, do Jornal Hoje, comandado todas as manhãs pelo apresentador César Tralli, o apresentador cravou uma notícia surpreendente sobre a situação dos motoristas de aplicativos como a Uber e a 99. “O Governo Federal vai enviar hoje ao Congresso Nacional um Projeto de Lei para a regulamentação da relação de trabalho entre a empresa e motoristas de aplicativos”, iniciou o âncora.

Em seguida, Tralli chama a repórter Gioconda Brasil, para dar mais detalhes sobre essa nova lei armada pelo Governo Federal. “De acordo com o Ministério do Trabalho, o texto desse Projeto, desde outubro, está sendo negociado e passando por ajustes. A proposta só ficou pronta hoje de manhã, depois de uma análise final do Ministério da Fazenda”, cravou a jornalista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

César Tralli na bancada do Jornal Hoje, da Globo (Foto Reprodução/Globoplay)
César Tralli na bancada do Jornal Hoje, da Globo, fala sobre motoristas da Uber e 99 (Foto Reprodução/Globoplay)

Segundo Gioconda, entre os objetivos da proposta está a criação de um salário mínimo aos motoristas de aplicativos. Confira a seguir, os 4 alertas sobre a novidade, com as novas regras para os trabalhadores, caso o Projeto de Lei seja implementado:

  1. Criação de uma remuneração mínima;
  2. Fixação de jornada de trabalho;
  3. Recolhimento de contribuição previdenciária, empresas e motoristas pagarão ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  4. Não haverá vínculo de emprego.

Vale dizer que, neste mesmo dia (04), Lula assinou a proposta do Projeto de Lei (PL) que regulamenta o trabalho dos motoristas de aplicativo. Estamos falando do PL 536/24, que ainda está em tramitação e pode sofrer alterações. A proposta que visa essa regulamentação foi feita pelo Governo depois que um grupo de trabalho formado por trabalhadores e empresas não deu certo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações trazidas por Gioconda Brasil dão conta de que, também, não houve acordo para incluir na proposta os entregadores de comidas, que usam motos e também bicicletas. Vale dizer que, o projeto se encontra em tramitação no Congresso Nacional, onde os parlamentares, em defesa dos motoristas de aplicativo como a Uber e a 99, quer que sejam feitas as mudanças.

De forma especificada, a proposta funciona da seguinte forma. Os motoristas recebem R$ 32,90 por hora trabalhada, sendo 75% desse valor destinado aos gastos com manutenção, combustível e celular, entre outros custos. Diariamente, é permitido trabalhar até 12h, e aqueles que cumprirem ao menos 8 horas por dia, podem receber o salário de no mínimo R$ 1.412.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual vale mais a pena para trabalhar, a Uber ou 99?

De acordo com informações do portal ‘Insights’, quando se trata de salário, os motoristas da Uber ganham mais dinheiro do que os da 99. Isto se deve ao fato de que a Uber é uma empresa mais conhecida e, portanto, tem mais clientes. Além disso, a Uber oferece aos seus motoristas um porcentual maior do valor da corrida.

99
César Tralli
Globo
Jornal Hoje
transporte por aplicativo
Uber

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.