O QUE MUDA?

Lula de acordo para salvar CLTs: Nova lei trabalhista garante feriado antecipado a milhões de trabalhadores em 2025

26/11/2024 às 22h15

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda mudança sobre a CLT (Foto: Divulgação)

Existem algumas mudanças previstas em torno das normas trabalhistas, mas parte delas já entrou em vigor

Com o tema em alta no Governo Lula, os profissionais de RH devem ficar atentos às novidades sobre a CLT. Isso porque, já para 2025, discute-se novas alterações sobre as leis que controlam a dinâmica entre contratantes e empregados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde a década de 40, a Consolidação das Leis Trabalhistas passou por diversas modificações e as firmas foram se adaptando à realidade de cada época. Isso serve, principalmente, para resguardar o bem-estar do cidadão e a seriedade dos empresários que dependem de seus funcionários.

Hoje, entre as principais questões, aparecem normas de segurança, licenças, jornada de trabalho e, um dos mais importantes, as férias. Mas, segundo o portal Convenia, as alterações na CLT também vêm levantando outras questões no que se diz respeito à antecipação dos feriados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, aparece a flexibilização das férias contínuas de 30 dias, permitindo que elas sejam divididas em até 3 partes. Porém, neste caso, surge a liberdade do contratante em reduzir a quantidade de dias de acordo com o número de número de faltas do trabalhador, podendo chegar a apenas 12 dias.

CLT
Funcionários CLT têm direito às férias, mas existem ressalvas liberadas pela lei (Foto: Divulgação)

Afinal, o muda?

Entre as mudanças, aparecem:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Possibilidade de antecipação de feriados mediante acordo individual e com compensação em até 60 dias;
  • Flexibilização da jornada, com possibilidade de jornada 12×36, intermitente e teletrabalho;
  • Possibilidade de divisão das férias coletivas em até 3 partes e concessão de férias coletivas por até 30 dias pelo empregador sob acordo individual;
  • Limite máximo de 12 horas por dia no banco de horas, com ampliação de 1 dia no prazo de compensação;
  • Compensação de horas excedentes com folgas ou pagamento de adicional de 50%.
Erika Hilton
Erika Hilton ressaltou importância das folgas e pediu por revisão na CLT do Brasil (Foto: Zeca Ribeiro)

Conclusão

Para quem não tem acompanhado as discussões, desde maio, a deputada federal Erika Hilton também vem elaborando uma PEC sobre o fim da escala 6×1. O texto surge em parceria com o Movimento Vida Além do Trabalho, que coleta assinaturas.

Por enquanto, o Projeto de Lei ainda está em desenvolvimento. Após a finalização, passará por votação no Congresso Nacional. Em contrapartida, o salário mínimo para o próximo ano já está quase definido. Em 2025, o ordenado sobe para R$ 1.509, como confirmou o Governo Lula.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Veja outras notícias sobre a CLT no Brasil!

CLT
Destaque
Erika Hilton
feriados
Governo Lula

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.