Existem algumas mudanças previstas em torno das normas trabalhistas, mas parte delas já entrou em vigor
Com o tema em alta no Governo Lula, os profissionais de RH devem ficar atentos às novidades sobre a CLT. Isso porque, já para 2025, discute-se novas alterações sobre as leis que controlam a dinâmica entre contratantes e empregados.
Desde a década de 40, a Consolidação das Leis Trabalhistas passou por diversas modificações e as firmas foram se adaptando à realidade de cada época. Isso serve, principalmente, para resguardar o bem-estar do cidadão e a seriedade dos empresários que dependem de seus funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, entre as principais questões, aparecem normas de segurança, licenças, jornada de trabalho e, um dos mais importantes, as férias. Mas, segundo o portal Convenia, as alterações na CLT também vêm levantando outras questões no que se diz respeito à antecipação dos feriados.
Além disso, aparece a flexibilização das férias contínuas de 30 dias, permitindo que elas sejam divididas em até 3 partes. Porém, neste caso, surge a liberdade do contratante em reduzir a quantidade de dias de acordo com o número de número de faltas do trabalhador, podendo chegar a apenas 12 dias.
Afinal, o muda?
Entre as mudanças, aparecem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Possibilidade de antecipação de feriados mediante acordo individual e com compensação em até 60 dias;
- Flexibilização da jornada, com possibilidade de jornada 12×36, intermitente e teletrabalho;
- Possibilidade de divisão das férias coletivas em até 3 partes e concessão de férias coletivas por até 30 dias pelo empregador sob acordo individual;
- Limite máximo de 12 horas por dia no banco de horas, com ampliação de 1 dia no prazo de compensação;
- Compensação de horas excedentes com folgas ou pagamento de adicional de 50%.
Conclusão
Para quem não tem acompanhado as discussões, desde maio, a deputada federal Erika Hilton também vem elaborando uma PEC sobre o fim da escala 6×1. O texto surge em parceria com o Movimento Vida Além do Trabalho, que coleta assinaturas.
Por enquanto, o Projeto de Lei ainda está em desenvolvimento. Após a finalização, passará por votação no Congresso Nacional. Em contrapartida, o salário mínimo para o próximo ano já está quase definido. Em 2025, o ordenado sobe para R$ 1.509, como confirmou o Governo Lula.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, férias de 30 dias: Lei trabalhista em vigor confirma o que está reduzindo descanso de CLTs no Brasil
● Tchau, R$1412: Aumento do Seguro-Desemprego chega voando aos que trabalharam de carteira assinada
● 14º salário e +1 abono liberado: 2 pagamentos confirmados salvam lista de trabalhadores em 2024
+ Veja outras notícias sobre a CLT no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE