QUE MARAVILHA!
Nova lei chega como grande vitória e garante gratuidade para mais brasileiros no transporte público
28/07/2023 às 11h41
Agora mais brasileiros terão direito ao transporte público gratuito
Brasileiros receberam uma excelente notícia nas últimas semanas. Isso porque foi aprovada a lei que garante gratuidade no transporte público para idosos com pelo menos 60 anos e pessoas com deficiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lei nº 7.298, de 24 de Julho de 2023, foi aprovada no Distrito Federal. Assim, os cidadãos que se enquadram nos requisitos e moram na região serão beneficiados com essa aprovação, podendo assim, atender a mais brasileiros.
É de lei
De acordo com o G1, tal decisão já consta no Diário Oficial do DF (DODF) desde a última terça-feira (25). Por meio dela foi alterada a idade em que os idosos podem circular pelo Distrito Federal com transporte público de graça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes dela somente os que se enquadravam na idade de 65 anos eram contemplados e agora, como mencionamos acima, pessoas com idade a partir de 60 já podem usufruir o benefício.
O projeto de lei foi desenvolvido pelo deputado distrital Chico Vigilante, do PT-DF. Essa é uma emenda a uma lei já existente, referente a lei nº 2.250, do dia 31 de dezembro de 1998.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto garantido na lei é que o embarque dos passageiros possa ser feito em qualquer porta do ônibus (dianteira ou traseira).
Fora isso, os acompanhantes desses passageiros também terão direito à gratuidade, basta apresentar um documento com foto para usar o transporte sem pagar nada.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
● Isenção colossal: Nova lei armada chega como maior vitória aos idosos 60+ que tem CNH ativa em 2024
● Motoristas em alerta: Anúncio de novo aplicativo chega para ANIQUILAR Uber e 99
O artigo 39 da lei 10.741/2003, que corresponde ao estatuto do idoso, garante que idosos acima de 65 anos tenham direito ao transporte público coletivo gratuito, desde que não seja um serviço especial.
O segundo parágrafo do artigo ainda destaca que 10% dos assentos dos veículos de transporte coletivo devem ser destinados a esse publico e devem estar devidamente sinalizados quanto à sua finalidade.
Em caso de descumprimento da lei qual será a punição?
Vale mencionar que o benefício já está em vigor e quem contrariar a nova lei cometerá o crime de discriminação contra o idoso, previsto no art. 96, caput, do Estatuto do Idoso*
Qualquer pessoa que tiver este direito violado pode procurar qualquer Delegacia do DF, assim como a DECRIN, que cuida especialmente de vítimas idosas e pessoas com deficiência, além de outras.
De acordo com o estatuto, dependendo dos casos, a pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa.
*Lei referente ao ato de discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania*
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.