Nova lei acaba atingindo em cheio trabalhadores e choca todo o país
Todos devem ter percebido que cresceu muito o mercado de deliverys de comida, farmácia e até mercado em nosso país, elevando os consumidores do Ifood e da Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o aumento do consumo desses aplicativos, houve um considerável aumento também de novas ofertas de postos de trabalhos, sejam motoboys ou entregadores.
Pensando nisso, novas lei de trânsito foram criadas, com vistas a oferecer seguranças para as empresas e consumidores, como foi o caso da criação da inscrição da Atividade Remunerada (EAR).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa nova lei pede que os motoristas que trabalham para esses aplicativos de delivery precisa ter, além da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também a inscrição no Exerce Atividade Remunerada (EAR).
A nova lei passou a valer devido a aprovação do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, feito pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale salientar que o motorista do Ifood e da Uber não possua em mãos o documento que comprove essa inscrição, ele pode sofrer uma multa de até R$ 293, 47.
Mas não pense que a multa é apenas este valor, pois o motorista também pode ter sete pontos na carteira, além da apreensão do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a EAR?
O motorista da Uber ou do Ifood deve entrar no site do Detran, solicitar o documento, devendo passar por uma avaliação psicológica, cuja taxa é de R$ 131,90. Também é possível baixar o documento digital no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).