Brasileiros estão em festa com essa nova lei com pagamento do 14º anunciado a esses 5 grupos
Muito se tem falado sobre a possibilidade do Governo instituir o 14º salário e notícia de uma nova lei surgiu como um verdadeiro presente a centenas de brasileiros.
É que segundo o UOL, os trabalhadores domésticos podem ter direito ao abono do PIS (Programa de Integração Social), caso o projeto de lei seja aprovado, pois ainda está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme noticiado pelo site, a iniciativa da nova lei prevê o pagamento do abono de até um salário mínimo para essa categoria todo ano, funcionando como se fosse um 14º salário.
“A maioria dos empregados domésticos ganha até dois salários mínimos e poderia, sim, receber o abono. É o único direito que falta e com certeza é uma forma justa de tentar igualar a categoria com os outros trabalhadores”, justificou Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal
Os 5 grupos possivelmente beneficiados pela nova lei será as babás, cozinheiros (as), faxineiros (as), motoristas e cuidadores. Assim, seis milhões de trabalhadores. sendo o IBGE, podem ser beneficiados por essa nova lei, que caso seja aprovada servirá como um grande presente aos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que irá mudar com a nova lei?
Caso a nova lei seja aprovada, trabalhadores domésticos que possuem ao menos cinco anos de carteira passam a receber o abono, que irá funcionar como 14º salário. É uma forma de equivaler direitos e reforçar a renda do trabalhador, promovendo maior estabilidade financeira e qualidade de vida, defende Avelino.
O cálculo para empregados domésticos é baseado na remuneração mensal, assim como para os demais trabalhadores. Cada mês trabalhado equivale a 1/12 do salário anual, assegurando um salário extra no final do ano, de acordo com dados do coordenador tributário do escritório de advocacia Mandaliti.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE